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Comportamento em crianças do 1.º ciclo: relação com o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãs

Author(s): Alves, Anabela Oliveira ; Trigueiro, Maria João Ribeiro Fernandes ; Pinto, Élia Maria Carvalho Pinheiro da Silva

Date: 2022

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/7852

Origin: IC-online

Subject(s): Processamento sensorial; Tempo de ecrã; Comportamento; Desenvolvimento típico; Sensory processing; Screen time; Behaviour; Typical development


Description

Introdução: As alterações do comportamento podem estar associadas tanto com disfunções do processamento sensorial, como com o tempo de exposição a ecrãs. Objetivo: Verificar se o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãs em crianças em idade escolar do 1.º ciclo influenciam os seus comportamentos. Método: Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a Medida do Processamento Sensorial e o Questionário de Capacidades e Dificuldades. A amostra foi composta por 183 crianças entre os seis e os 10 anos. Para o tratamento de dados utilizou-se medidas de estatística descritiva para caraterizar a amostra e descrever as frequências das variáveis, para relacionar o processamento sensorial com o comportamento, e o tempo de exposição a ecrãs com o comportamento utilizou-se a correlação não paramétrica de Spearman, e para verificar se o tempo de exposição a ecrãs e o processamento sensorial são preditores do comportamento realizou-se uma regressão linear múltipla. Resultados: As variáveis que se revelaram preditoras do comportamento foram ao nível do processamento sensorial, a participação social (Beta = 0,255, p < 0,001), a consciência do corpo (Beta = 0,324, p < 0,001) e a audição (Beta = 0,164, p = 0,018), tendo sido apurada a tendência para quanto mais os problemas no processamento sensorial mais os problemas de comportamento. Da análise entre as variáveis, tempo de exposição a ecrãs e comportamento não se verificou nenhuma correlação significativa. Conclusão: Conclui-se que dificuldades no processamento sensorial estão associadas a uma maior prevalência de problemas de comportamento, em crianças com desenvolvimento típico.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório IC-Online
CC Licence
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