Detalhes do Documento

Contributo para a validação da escala The Perceived Efficacy and Goal Setting System para a População Portuguesa

Autor(es): Ferreira, Ana Isabel ; Matos, Ana ; Lança, Joana ; Martins, Ana Paula

Data: 2022

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/7853

Origem: IC-online

Assunto(s): Auto-eficácia; Desenvolvimento infantil; PEGS; Terapia ocupacional; Validação; Self efficacy; Child development; Occupational Therapy; Validation


Descrição

O Perceived Efficacy and Goal Setting (PEGS) é uma escala que identifica a percepção da criança sobre a sua eficácia em várias atividades do quotidiano (autocuidados, produtividade e atividades de lazer) comparando-a com a perceção dos seus cuidadores e educadores. Anteriormente, foi iniciada a contribuição para a tradução e adaptação cultural da escala PEGS (2ª edição) para a língua portuguesa, havendo necessidade de contribuir para a validação da PEGS para a População Portuguesa. Para tal, foi recrutada uma amostra de conveniência de 93 crianças (N=44; 47,3% do género masculino e N=49; 52,7% do género feminino), com idades compreendidas entre os 5 e 9 anos. Após a aplicação da escala, foram analisados e interpretados os dados obtidos e, através do cálculo do Alfa de Cronbach, foi possível aferir que a totalidade dos itens do questionário do cuidador e do educador revelam uma consistência muito forte (valor ≥ 0.9) e o da criança, uma boa fiabilidade (valor ≥ 0,7). Durante a aplicação da escala, verificou-se que a extensão da mesma poderá influenciar a atenção das crianças mais novas, assim como a complexidade da linguagem utilizada. Contudo, o sistema pictográfico, facilitou e motivou o envolvimento das crianças no decorrer da aplicação da PEGS. As investigadoras propõem a continuidade da validação da escala, nomeadamente através da recolha de dados normativos em diferentes regiões do país, uma vez que na prática da terapia ocupacional existe a necessidade de maior investimento em escalas de avaliação validadas para a população portuguesa.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório IC-Online
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.