Author(s):
Lázaro, Alexandra ; Pereira, Ana Patrícia ; Henriques, Carolina ; Toneca, Cláudia ; Amaro, Dina ; Tavares, Dina ; Rodrigues, Filipa ; Seco, Graça ; Marques, Gorete ; Silva, Joana Carrilho da ; Varela, Jorge ; Brites, Leonel ; Rosálio, Lina ; Magueta, Lúcia ; Filipe, Luís Pereira ; Caetano, Marta ; Frade, Patrícia ; Vaz, Paula ; Gonçalves, Pedro ; Alves, Sandra ; Mina, Sónia ; Reis, Susana ; Almeida, Susana ; Bernardino, Susana ; Fonseca, Susana ; Ferreira, Tiago ; Tavora, Vítor
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/9456
Origin: IC-online
Subject(s): Sucesso Académico; Estudantes; Mudança; Complexidade; Colaboração
Description
De forma de criar e potenciar, no Instituto Politécnico de Leiria, um trabalho colaborativo a partir da identificação e utilização de uma metodologia integrada de promoção do sucesso escolar, que permita identificar, no contexto académico, todas as dimensões do problema e um roteiro de intervenção futuro que inclua a identificação de estratégias para promoção do sucesso académico em Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais, foi desenvolvido o “Laboratório da Mudança”. Através de um método sistémico, participativo e criativo para enfrentar, gerir e mitigar problemas sociais complexos, como são o insucesso e abandono escolar, foi desenvolvido um trabalho em conjunto com os diferentes intervenientes da comunidade académica do Instituto Politécnico de Leiria, no qual foi utilizada a ferramenta Teoria da Mudança para a criação de um plano de ação face a problemas sociais complexos. No Laboratório da Mudança foram convidados a participar vários atores da comunidade académica do IP Leiria, desde direções e escolas, coordenações pedagógicas e demais serviços, bem como docentes e estudantes. A equipa multidisciplinar constituída para o desenvolvimento do Laboratório trouxe contributos variados relevantes e inovadores no desenho de uma estratégia colaborativa e na construção do presente plano de ação. Aquando da identificação do problema, e após o término do projeto, estes atores contribuirão na promoção de outras estratégias, além das propostas em desenvolvimento neste projeto, que possam ser concebidas no futuro visando a resolução dos problemas identificados do insucesso e abandono escolar.