Detalhes do Documento

Vinculação a Pais, Pares e Professores – estudos com o IPPA-R para crianças do ensino básico

Autor(es): Machado, Teresa Sousa ; Figueiredo, Tânia

Data: 2010

Origem: Psychologica

Assunto(s): Attachement; IPPA (Parents; Pairs; Professeurs); enfants; Attachment; IPPA (Parent; Peer; Teachers); children; Vinculação; IPPA (Pais; Pares; Professores); crianças


Descrição

The middle childhood period – the latency – has been less invested in attachment studies. However, normative developmental tasks, such us adaptation to school, are essential and appear to require skills that are influenced by attachment to caregivers. At school, peers and teachers may also take significant roles – complementary to parents – functioning there as a significant figure or support. This paper presents preliminary data from the adaptation and validation of three versions – Parents, Peer and Teachers – of IPPA-R (Inventory of Parent and Peer Attachment) – for children aged 9 to 11 years old. The three self-report (each with 25 items) were used in a sample of 245 children from public and private/cooperative schools and data suggest a similar structure to each scale. The psychometric qualities found and the ease of application suggests that these are appropriate instruments to evaluate the perception of attachment security of significant people (like parents, peers or teachers) at these ages.

La période de la moyenne enfance – la latence – a été la moins étudiée dans le champ des investigations sur l’attachement. Toutefois, cette période du développement implique des tâches développementales spécifiques, telles que l’adaptation à un nouveau cours d’études, des tâches qui sont influencées par l’attachement aux parents. A l’école, les pairs et les professeurs peuvent aussi jouer un rôle important – complémentaire à celui des parents – agissant en tant que figures significatives de soutien. Cet article présente les données préliminaires de l’adaptation et validation de trois versions – parents, pairs et enseignants – de l’IPPA-R (Inventory of Parent and Peer Attachment, de Armsden & Greenberg) – pour des enfants entre 9 et 11 ans. Les trois instruments d’auto-évaluation – chacun avec 25 items – ont été passé a 254 enfants de l’école Public et école Privée/Coopérative; et ils présentent une structure factoriel similaire. Les qualités psychométriques trouvées, et la facilité d’application des questionnaires suggèrent qu’ils sont des outils adéquats pour évaluer la qualité de l’attachement à des figures significatives (e.g. parents, pairs et enseignants) à ces âges.

O período do meio da infância – período de latência – tem sido menos investido no âmbito dos estudos da vinculação. Todavia, tarefas normativas como a adaptação escolar são essenciais para o desenvolvimento nestas idades e parecem exigir competências psicossociais que são influenciadas pela vinculação aos cuidadores principais. Na escola, pares e professores podem também assumir papéis significativos – complementares aos pais – funcionando aí como ponto de referência ou apoio. O presente trabalho apresenta dados preliminares da adaptação e validação de três versões – Pais, Pares e Professores – do IPPA-R (Inventory of Parent and Peer Attachment, de Armsden & Greenberg), a crianças entre os 9 e 11 anos. Os três instrumentos de auto-relato – cada um com 25 itens – passados a uma amostra de 254 crianças do ensino Público e Privado/cooperativo, apresentam estrutura factorial semelhante entre si, composta por três sub-escalas. As qualidades psicométricas encontradas e a facilidade de aplicação sugerem que se tratam de instrumentos adequados para avaliar a segurança da relação a figuras significativas nestas idades.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados