Author(s):
Resende, Deise da Silva Lima ; Araújo, Ionas Santos ; Rosa, Maria Clea da Cunha ; Santos, Roseane dos ; Souza, Samira Silva ; Santos, Vanessa Melo ; Almeida, Ismael de ; Storti-Melo, Luciane Moreno
Date: 2020
Origin: Oasisbr
Subject(s): Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID); Ensino a distância (EAD); Escola rural; Feira de ciências; Contextualização
Description
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
São Cristóvão, SE
O presente trabalho aborda a questão da importância do programa PIBID na formação de professores. O referido projeto trata-se de um avanço na educação do nosso país, uma vez que é a primeira vez que ocorre em nosso estado a atuação de licenciando dos cursos EAD nesse programa. Não bastasse isso, o programa está sendo desenvolvido em uma escola rural do município de Nossa Senhora da Glória/SE, que nunca recebeu um programa de iniciação à docência. Nesse trabalho, destacamos a realização de uma feira de ciências nessa comunidade escolar, cujo tema foi AGROIDEIAS, abordando temas que estão presentes no cotidiano desses alunos, tais como: leite, milho, mandioca, galinha caipira, ovos e feijão. A escola possui seis turmas de ensino fundamental maior, com isso, cada turma apresentou um tema, com a parceria das seis bolsistas envolvidas no projeto. Foi possível perceber nesse projeto elementos importantes que precisam permear o ensino nas escolas: a contextualização e a aprendizagem significativa, de modo a re-significar a prática docente. O aluno precisa perceber que os conteúdos a serem estudados partem da sua realidade e, assim, podem atuar de maneira positiva no meio, modificando atitudes e melhorando a qualidade de vida. O PIBID é um programa que muda a realidade da escola e dos futuros docentes.