Author(s):
Teijeira, Flávio Augusto Faro
Date: 2017
Origin: Oasisbr
Subject(s): Matemática; Ensino de matemática; Ensino fundamental; Didática; Aprendizagem baseada em problemas; Práticas interdisciplinares; Metodologia da Resolução de Problemas; CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Description
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Não contém.
Este trabalho buscou, ao propor Práticas Interdisciplinares associadas `a Metodologia da Resolução de Problemas, criar subsídios suficientes para uma intervenção pedagógica mais eficaz no agir educacional dos professores de Matemática do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa, de cunho exploratório e investigativo, gerou um perfil dos professores de Matemática da rede pública e particular de Sergipe, identificando que apesar de conhecer as novas metodologias, a maioria prefere continuar utilizando a metodologia tradicional. A análise de alguns livros didáticos de Matemática identificou a necessidade de se ampliar a oferta de materiais didáticos mais adequados ao Ensino desta, onde as metodologias utilizadas terão que ser adequadas à realidade do alunado do século XXI.