Autor(es):
Mota, Brenda dos Santos ; Lacerda, Jade Mariana Nunes de ; Rodrigues, Luiza Almeida ; Santos, Natália ; Ferreira, Raquel Marques Carriço
Data: 2018
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Escola de Frankfurt; Indústria cultural; Videoclipes; Lady Gaga; Tie-ins
Descrição
João Pessoa, PB
O presente artigo aborda os conceitos da Escola de Frankfurt que aponta a Indústria Cultural como instrumento de manipulação de um grupo de indivíduos. Estes, por sua vez, aceitariam as ideias e valores veiculados na mídia de forma direta e imediata. Para dar vazão a esse conceito difundindo há tantas décadas atrás, analisamos a partir do método de análise de conteúdo, os cinco vídeos clipes mais vistos com seus recursos de difusão comercial (propaganda) no YouTube, canal VEVO, da cantora Lady Gaga. Também abordamos o contexto em que nosso objeto de estudo se dá devido a sua importância e impacto no público jovem consumidor de vídeos clipes.