Document details

O PROCESSO AVALIATIVO NA EJA NO CONTEXTO DOS MULTILETRAMENTOS

Author(s): Lígia Renata Ferreira Cardoso e Costa

Date: 2020

Origin: Oasisbr

Subject(s): Avaliação. Multiletramentos. Aprendizagem. EJA.


Description

A avaliação é algo inerente aos processos do dia a dia de aprendizagem, em que todos os sujeitos do processo educativo estão envolvidos. Na escola, avaliar não pode ser algo isolado. Nesse contexto, ao se tratar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o tema precisa de muita reflexão, pois é uma modalidade de ensino que por si só os principais envolvidos, os alunos, não se sentem atendidos em suas especificidades. Assim, o presente artigo tem por objetivo fazer ponderações sobre a aplicabilidade dos multiletramentos no contexto avaliativo da EJA a fim de modificar o baixo índice de aprendizagem, mostrando que são possíveis novas maneiras de realizar práticas pedagógicas. Para isso, foi feita uma breve reflexão sobre o fazer docente e a sua formação continuada e, logo em seguida, o ato de avaliar no contexto dos multiletramentos. O estudo em questão elegeu como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica na qual indica que para mudar o atual quadro do processo avaliativo na EJA, a escola não pode continuar negando o acesso à aprendizagem desses alunos, devido a avaliações sem eficiência. Percebe-se que é necessário transformar os educandos da EJA em cidadãos autônomos através de uma interação proativa própria dos multiletramentos quando bem direcionados.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents