Detalhes do Documento

O PROCESSO AVALIATIVO NA EJA NO CONTEXTO DOS MULTILETRAMENTOS

Autor(es): Lígia Renata Ferreira Cardoso e Costa

Data: 2020

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Avaliação. Multiletramentos. Aprendizagem. EJA.


Descrição

A avaliação é algo inerente aos processos do dia a dia de aprendizagem, em que todos os sujeitos do processo educativo estão envolvidos. Na escola, avaliar não pode ser algo isolado. Nesse contexto, ao se tratar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o tema precisa de muita reflexão, pois é uma modalidade de ensino que por si só os principais envolvidos, os alunos, não se sentem atendidos em suas especificidades. Assim, o presente artigo tem por objetivo fazer ponderações sobre a aplicabilidade dos multiletramentos no contexto avaliativo da EJA a fim de modificar o baixo índice de aprendizagem, mostrando que são possíveis novas maneiras de realizar práticas pedagógicas. Para isso, foi feita uma breve reflexão sobre o fazer docente e a sua formação continuada e, logo em seguida, o ato de avaliar no contexto dos multiletramentos. O estudo em questão elegeu como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica na qual indica que para mudar o atual quadro do processo avaliativo na EJA, a escola não pode continuar negando o acesso à aprendizagem desses alunos, devido a avaliações sem eficiência. Percebe-se que é necessário transformar os educandos da EJA em cidadãos autônomos através de uma interação proativa própria dos multiletramentos quando bem direcionados.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.