Document details

Escala de orientação intrínseca versus extrínseca em sala de aula - análise das características psicométricas

Author(s): Costa, Alexandra ; Reis, Vítor ; S. Lemos, Marina

Date: 1989

Origin: Revista Psicologia

Subject(s): -


Description

Today, classroom management faces a major challenge-students motivation. Our goal is to contribute to teacher’s an educational psychologist’s practice, printing our useful motivational conceptualization and approaches. In this sense, we analise the «scale of intrinsic vs extrinsic orientation in the classroom» (Harter, 1980). Streniry its underlying conceptualization of motivation and methodology of construction as specially adequated to the understanding of student classroom motivation. Finally, we describe the procedures and describe the results of the study of the validity and reliability of a Portuguese version of this scale. 

A motivação dos alunos em sala de aula constitui actualmente um dos grandes desafios à gestão do ensino/aprendizagem. Com o objectivo de contribuir para uma concepção dos fenómenos de motivação progressivamente mais útil para a prática dos profissionais de educação, apresenta-se a escala de auto-avaliação, centrada na orientação intrínseca versus extrínseca em sala de aula (S. Harter, 1980); trata-se de uma escala de auto-avaliação, centrada na orientação motivacional do aluno relativamente à aprendizagem e realização em sala de aula. Salientam-se os aspectos inovadores do modo de conceber o problema da motivação dos alunos em sala de aula subjacentes À construção desta escala. Descrevem-se os procedimentos, e apresentam-se e discutem-se os resultados da elaboração de uma versão portuguesa desta escala.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents