Autor(es):
Alves, Luis Alberto ; Costa, Patrícia
Data: 2022
Origem: Sensos-e
Assunto(s): Ensino industrial; Instrumentos científicos; Cultura material; Recurso pedagógico; Museu do ISEP; Industrial education; Scientific instruments; Material culture; Pedagogical resource; ISEP museum
Descrição
The apparent political stability in 1851 created conditions for Portugal to make projects and to look at Europe as a model. The economic backlog was one of the aspects that deserved more attention and, it was understood, it would be through education that this difference would be overcome. As early as 1852, a system of industrial education was introduced, which allowed the importation of new scientific ideas that proliferated throughout Europe. This educational system had a strong practical component, proven by the creation of numerous cabinets and laboratories for experimental teaching. New equipment and scientific instruments were acquired annually, in order to equip these auxiliary educational establishments.The didactic collections, currently on display at the Museum of the Instituto Superior de Engenharia do Porto, were acquired from European manufacturers of international reference, mostly English, French and German, producers specialized in didactic material. The presence of these objects in the current collection allows us to conclude that there was a network of circulation of scientific in Europe from which Portugal ended up being part. Through this permanent collection the public can obtain a perception of the development of the sciences related to the industries, the spirit of industrial education and the identity of the School of Engineering as well as its impact in the North of Portugal, maintaining until today one of its main functions - the education.
A aparente estabilidade política conseguida em 1851 criou condições para Portugal concretizar apostas a médio prazo e olhar para a Europa enquanto espaço de comparação e modelo. O atraso económico foi um dos aspetos que mereceu uma maior atenção e, entendia-se, seria pela via da educação que essa diferença seria superada. Logo a partir de 1852 assistiu-se ao estabelecimento de um sistema de educação industrial que permitiu a importação das novas ideias científicas que proliferavam por toda a Europa. Este sistema educativo tinha uma forte componente prática, comprovada pela criação de inúmeros gabinetes e laboratórios para atividades experimentais. Anualmente eram adquiridos novos equipamentos e instrumentos científicos, com a finalidade de equipar estes estabelecimentos auxiliares de ensino. As coleções didáticas, atualmente em exposição no Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto, foram adquiridas a fabricantes europeus de referência internacional, a sua maioria ingleses, franceses e alemães, produtores especializados em material didático. A presença destes objetos no atual acervo permite-nos concluir que existia uma rede de circulação de conhecimentos científicos transversal a vários países da Europa incluindo Portugal. Através desta coleção permanente o público pode obter uma perceção do desenvolvimento das ciências relacionadas com as indústrias, do espírito da educação industrial e da identidade da Escola de Engenharia assim como o seu impacto no Norte de Portugal, mantendo até hoje uma das suas funções principais – a educação.