Autor(es):
de Oliveira, Vânia Pinto ; Marques, Cláudia ; Ferreira, Marlene ; Vieira, Sofia ; Almeida, Vanessa
Data: 2023
Origem: Proceedings of Research and Practice in Allied and Environmental Health
Assunto(s): farmácia hospitalar; sistemas de informação; segurança do paciente
Descrição
Background: The development of new technologies has allowed the computerization of the clinical process and automation of several processes that are part of the intra hospital medicine circuit, such as production or distribution [1]. However, whether due to legal requirements, limited IT systems or team inertia, it tended to be a bureaucratic service in which the inappropriate and excessive use of paper did not accompany the process of digital transformation in healthcare [2]. It is known that improving the workflow leads to the optimization of the service provided [2,3]. Objective: To survey the stages of the medicine circuit where paper was established and replace it with safer, faster and computerized methods. Methods: For bibliographic support, articles were searched in the Pubmed database without applying time limits or typology. In practice, the steps that required computerization in the medicine circuit were identified and prioritized. Results: The excess of administrative tasks allocated to professionals such as Senior Diagnostic and Therapeutic Technicians (TSDT) made it urgent to analyze the stages where the paper circuit could be eliminated/replaced. The change in the medical prescription computer system (IS) made it possible to create medication modules in an advanced warehouse model controlled from the administration record per patient; Access to the IS for medical and nursing teams was reinforced and paper orders for medications were eliminated. A fully computerized authorization circuit for medical justifications was created. Conclusions: With the implementation of these measures, the time spent by TSDTs on administrative tasks was reduced, the traceability of medicines in the clinical services stock was improved and the loss of information due to lost papers was avoided. It is concluded, therefore, that the investment in the total computerization of the medicine circuit must be prioritized because by ensuring that there is no information outside the system, patient safety is increased.
Enquadramento: O desenvolvimento de novas tecnologias permitiu a informatização do processo clínico e automatização de vários processos integrantes do circuito do medicamento intra-hospitalar, tais como, a produção ou distribuição [1]. Contudo, quer por requisitos legais, sistemas informáticos limitados ou inércia das equipas, tendia a ser um serviço burocrático e no qual o uso inadequado e excessivo de papel não acompanhava o processo de transformação digital na saúde [2]. Sabe-se que a melhoria do fluxo de trabalho leva à otimização do serviço prestado [2,3]. Objetivo: Fazer um levantamento das etapas do circuito do medicamento onde o papel estava instituído e substituir por métodos mais seguros, rápidos e informatizados. Métodos: Para suporte bibliográfico foram pesquisados artigos na base de dados Pubmed sem aplicação de limite temporal ou de tipologia. Na prática foram identificadas e priorizadas as etapas que careciam de informatização no circuito do medicamento. Resultados: O excesso de tarefas administrativas alocadas a profissionais como os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) tornou premente a análise das etapas onde o circuito de papel poderia ser eliminado/substituído. A mudança do sistema informático de prescrição médica permitiu criar módulos de medicamentos em modelo de armazém avançado controlados a partir do registo de administração por doente; foram reforçados os acessos ao SI às equipas médica e de enfermagem e eliminaram-se os pedidos de medicamentos em papel. Criou-se um circuito de autorização das justificações médicas totalmente informatizado. Conclusões: Com a implementação destas medidas, reduziu-se o tempo despendido pelos TSDT em tarefas administrativas, melhorou-se a rastreabilidade dos medicamentos que constavam no stock dos serviços clínicos e evita-se a perda de informação por extravio de papéis. Conclui-se, portanto, que a aposta na informatização total do circuito do medicamento deve ser priorizada pois garantindo que não existe qualquer informação fora do sistema, aumenta-se a segurança doente.