Detalhes do Documento

Gentle teaching: when affection has a place in education

Autor(es): Moreira, Susana ; Mesquita, Beatriz ; Bártolo, Carla ; Martins, Isabel Catarina

Data: 2024

Origem: Sensos-e

Assunto(s): Gentle Teaching; Education; Intellectual disabilities; Affection; Gentle Teaching; Educação; Dificuldades intelectuais; Afeto


Descrição

The concept of Gentle Teaching first appeared in professional journals in 1985, as a non-aversive behavioral intervention strategy for people with intellectual disabilities. This approach is based on four fundamental pillars: safety, affection, being able to be affectionate, and commitment or attachment. The application of Gentle Teaching differs from traditional ways of intervening in behavioral problems, proposing to create spaces for inclusion for those who live marginalized. It is an approach still little known in the educational context. However, its principles, aligned with learner-centered thinking, can be applied to learning and inclusion contexts, allowing students to feel safe, loved, and accepted in their unique way of being. The Gentle Teaching methodology uses four essential tools: presence, eye contact or gaze, touch, and verbal communication or words. This paper was developed to understand how Gentle Teaching has arisen, its course and development, the concept, principles, objectives, and the potential for application to educational contexts.

O conceito Gentle Teaching surgiu, pela primeira vez, nas revistas profissionais na década de 80, como estratégia não-aversiva de intervenção comportamental dirigida a pessoas com dificuldades intelectuais. Esta abordagem assenta em quatro pilares fundamentais: segurança, afeto, ser capaz de ser afetuoso e compromisso ou vinculação. A aplicação do Gentle Teaching diverge das formas tradicionais de intervir ao nível dos problemas comportamentais, propondo-se a criar espaços de inclusão para aqueles que vivem marginalizados. É uma abordagem ainda pouco conhecida no contexto educacional. No entanto, os seus princípios, alinhados com o pensamento centrado no aluno, podem aplicar-se aos contextos de aprendizagem e inclusão, permitindo aos alunos sentir-se seguros, amados e aceites na sua forma única de ser. A metodologia Gentle Teaching recorre a quatro ferramentas essenciais: a presença, o contacto ocular ou olhar, o toque e a comunicação verbal ou palavras. Este artigo foi desenvolvido com o intuito de perceber como surgiu o Gentle Teaching, o conceito, princípios e objetivos, o seu percurso e desenvolvimento, e o potencial de aplicação ao contexto educativo.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.