Autor(es):
Marques, Célio Gonçalo ; Araújo, Inês ; Mateus, Lígia
Data: 2024
Origem: PRATICA - Revista de Pesquisa Multimídia sobre Inovação Pedagógica e Práticas de e-Learning
Assunto(s): MOOC; Ensino Superior; b-learning; MOOC; Higher Education; b-learning; MOOC; Educación Superior; b-learning
Descrição
The Laboratory of Pedagogical Innovation and Distance Learning (LIED) of the Polytechnic University of Tomar promotes initiatives aimed at encouraging the adoption of active teaching and learning methodologies, as well as information and communication technologies in education. In this context, it has developed teacher training activities and provided a recording studio and support team to help teachers create digital educational content for their curriculum units. The IPT's commitment to making teaching more flexible and using student-centred teaching methods has strengthened the b-learning model, namely by combining face-to-face teaching with MOOC. This paper presents the strategies adopted to implement these MOOC, the impact of which we intend to evaluate during the current four-year period.
O Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância (LIED) do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) promove iniciativas que visam incentivar a adoção de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, assim como, de tecnologias de informação e comunicação na educação. Neste âmbito, tem desenvolvido ações de capacitação de docentes e disponibilizou um estúdio de gravação e uma equipa de apoio para ajudar os docentes a criar conteúdos educativos digitais para as suas unidades curriculares. A aposta do IPT na flexibilização do ensino e no uso de metodologias de ensino centradas no aluno, tem fortalecido o modelo de b-learning, nomeadamente, através da conjugação de aulas presenciais com MOOC. Este trabalho apresenta as estratégias levadas a cabo para a implementação destes MOOC cujo impacto se pretende avaliar durante o presente quadriénio.