Author(s):
Magalhães, Maria ; Silva, Helena ; Lopes, José
Date: 2024
Origin: PRATICA - Revista de Pesquisa Multimídia sobre Inovação Pedagógica e Práticas de e-Learning
Subject(s): aprendizagem cooperativa; método graffiti cooperativo; pensamento crítico e criativo; aprendizaje cooperativo; método de graffiti cooperativo; pensamiento crítico y creativo; cooperative learning; cooperative graffiti method; critical and creative thinking
Description
This communication is part of a doctoral project whose main objective is to understand the effects of cooperative learning on the development of Critical and Creative Thinking in STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) students, with the aim of providing evidence to support pedagogical approaches in line with the Profile of Students Leaving Compulsory Schooling. The aim is to report on one of the cooperative activities implemented as part of this project. The activity involved 70 students from three classes in a secondary school in the north of Portugal and was implemented using the Cooperative Graffiti method. The students worked in the classroom in small cooperative groups to develop and explore a problem question within the STEAM curriculum. They carried out detailed research, organized their ideas using mind maps and presented their work in an innovative way, using different digital and AI tools. The results obtained, although provisional, seem to indicate that the methodology used not only stimulated involvement and cooperation, but also developed students' abilities and dispositions to think critically and creatively about real-life problems.
Esta comunicación forma parte de un proyecto de doctorado cuyo objetivo principal es comprender los efectos del aprendizaje cooperativo en el desarrollo del Pensamiento Crítico y Creativo en estudiantes de STEAM (Ciencias, Tecnología, Ingeniería, Artes y Matemáticas), con el fin de aportar evidencias que apoyen enfoques pedagógicos acordes con el Perfil del Alumno que Abandona la Enseñanza Obligatoria. El objetivo es informar sobre una de las actividades cooperativas llevadas a cabo como parte de este proyecto. La actividad contó con la participación de 70 alumnos de tres clases de un centro de secundaria del norte de Portugal y se llevó a cabo utilizando el método del Graffiti Cooperativo. Los alumnos trabajaron en el aula en pequeños grupos cooperativos para desarrollar y explorar una cuestión problemática dentro del plan de estudios STEAM. Llevaron a cabo una investigación detallada, organizaron sus ideas utilizando mapas mentales y presentaron su trabajo de forma innovadora, utilizando diferentes herramientas digitales y de IA. Los resultados obtenidos, aunque provisionales, parecen indicar que la metodología utilizada no sólo estimuló la implicación y la cooperación, sino que también desarrolló las capacidades y disposiciones de los estudiantes para pensar de forma crítica y creativa sobre problemas de la vida real.
Esta comunicação insere-se no âmbito de um projeto de doutoramento que tem como principal objetivo compreender os efeitos da Aprendizagem Cooperativa no desenvolvimento do Pensamento Crítico e Criativo em alunos das áreas das STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), com o intuito de fornecer evidências que apoiem abordagens pedagógicas alinhadas com o Perfil de Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Propõe-se relatar uma das atividades cooperativas implementadas no âmbito deste projeto. A atividade envolveu 70 alunos de três turmas de uma escola secundária do norte de Portugal e foi implementada com recurso ao método Graffiti Cooperativo. Os alunos trabalharam na sala de aula em pequenos grupos cooperativos para elaborar e explorar uma questão-problema, dentro do currículo das disciplinas STEAM. Realizaram pesquisas detalhadas, organizaram as suas ideias através de mapas mentais e apresentaram os seus trabalhos de forma inovadora, utilizando diferentes ferramentas digitais e de IA. Os resultados obtidos, ainda que provisórios, parecem indicar que a metodologia utilizada não só estimulou o envolvimento e a cooperação, mas também desenvolveu capacidades e disposições dos alunos pensarem de forma crítica e criativa sobre problemas da vida real.