Autor(es): Bandeira, Hilda Maria Martins ; Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo
Data: 2014
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Prática educativa; Prática pedagógica; Prática docente; Práxis
Autor(es): Bandeira, Hilda Maria Martins ; Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo
Data: 2014
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Prática educativa; Prática pedagógica; Prática docente; Práxis
A prática educativa é utilizada com frequência na literatura como equivalente à pedagógica, à docente e à práxis. Este artigo pretende analisar a prática educativa a partir de sua interação com a educação da Grécia Clássica e a influência iluminista e romântica de Rousseau, bem como sua contribuição para compreensão na tripla dimensão da prática educativa. Parte da premissa de que a prática educativa é multidimensional e de que prática pedagógica e prática docente são modalidades daquela. Os resultados deste estudo bibliográfico de tese de doutorado focalizam que a prática educativa se desenvolve e se atualiza conforme as necessidades do contexto sócio-histórico, e que a práxis entendida como relação intrínseca entre teoria e prática constitui a possibilidade emergente da prática transformadora.