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JOGOS DIGITAIS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: DESAFIOS E TENDÊNCIAS

Autor(es): Veloso, Ana Isabel ; Costa, Liliana ; Ribeiro, Tânia

Data: 2016

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Jogos digitais; Idosos; Envelhecimento ativo; Reabilitação; Vítimas de AVC


Descrição

Na sociedade contemporânea, existem duas tendências que serviram de mote aos desafios expostos neste artigo: o envelhecimento populacional, que é uma realidade na sociedade atual em constantes mudanças econômicas, políticas e sociais; e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), que representa um dos grandes problemas de saúde, afetando principalmente pessoas com mais de 55 anos. As plataformas digitais, concretamente os jogos digitais, podem ajudar: na promoção de uma vida ativa; na autonomia; e na reabilitação do idoso. Com o objetivo de fomentar essa ajuda foram concebidos e desenvolvidos dois jogos, JUMP e o PhysioFun, descritos no presente artigo. O jogo JUMP foi concebido e desenvolvido em participatory designcom os alunos de uma Universidade de Terceira Idade. Este pretende promover a aprendizagem para o envelhecimento ativo, ajudar a sensibilizar para hábitos de vida saudáveis e eventualmente influenciar o jogador para mudar os seus comportamentos menos benéficos para outros mais saudáveis. O jogo PhysioFun foi concebido e desenvolvido numa metodologia de investigação de desenvolvimento com os profissionais de saúde e pretende servir como uma ferramenta completar à fisioterapia na reabilitação de pacientes vítimas de AVC. Para além disso, apresentam-se recomendações para o designde jogos para idosos e vítimas de AVC.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
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