Detalhes do Documento

REDES DE APRENDIZAGEM: HISTÓRIAS CRUZADAS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E PRECEPTORES DA ÁREA DA SAÚDE

Autor(es): Fraga-Maia, Helena ; Pinho, Ana Sueli Teixeira ; Camelier, Fernanda Warken Rosa

Data: 2016

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Redes de aprendizagem; (Auto)biografia; PET-Saúde; Educação em Saúde


Descrição

O objetivo deste artigo foi apreender as representações de estudantes e preceptores sobre os processos de aprendizagem decorrentes das relações estabelecidas no desenvolvimento do PET-Saúde “Doutores Mirins”. A metodologia adotada foi a narrativa (auto)biográfica e a técnica de pesquisa selecionada foi a entrevista narrativa. As narrativas dos estudantes revelaram que o PET-Saúde contribuiu para a construção de sentidos do fazer profissional e do percurso de formação, na interação com colegas de áreas diferentes, potencializando as redes de aprendizagem, à medida que os conhecimentos de um influenciavam os conhecimentos dos outros e amplificavam a compreensão dos cuidados em saúde de modo integrado. Já na perspectiva dos preceptores, as redes de aprendizagem, construídas pelos diferentes sujeitos, favoreceram a produção de novos significados em torno da atenção básica, sendo esses suscitados pela articulação entre teoria e prática. Durante o projeto, estudantes e preceptores revezaram o lugar de ensinar e de aprender. Ao tecer as redes de aprendizagem, os sentimentos de isolamento e receio da crítica deram lugar ao aumento da autoconfiança, à elevação da autoestima e à integração no grupo, fortalecendo o sentimento de solidariedade e respeito mútuo.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.