Detalhes do Documento

Contributos da Radiologia no processo de ensino-aprendizagem da Anatomia - um estudo nas faculdades de medicina em Angola

Autor(es): Machado Bebiano Tomás, Ndenga Solange ; Ferreira, Maria Amélia

Data: 2021

Origem: Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical


Descrição

O ensino da anatomia na educação médica básica sofreu, nos últimos anos, muitas alterações e evoluções, isto acompanhando a evolução das tecnologias de imagem ligadas ao ensino da Anatomia. O papel da Radiologia no ensino da anatomia tem aumentado continuamente, contribuindo para a aquisição de competências indispensáveis ao exercício da medicina no século XXI. No presente estudo pretendemos abordar aspetos ligados ao ensino da Anatomia, à luz das novas exigências atuais, recolhendo dados através de um inquérito realizado aos docentes responsáveis pelo ensino da Anatomia, nas escolas médicas angolanas.  Foi efetuado um estudo observacional, descritivo, qualitativo e exploratório, nas oito faculdades de medicina, em Angola. As imagens de Radiologia convencional, tomografia computadorizada e ressonância magnética são as mais usadas. Todos os coordenadores responderam que utilizam a Radiologia nas aulas teóricas, sendo que 50% também utiliza nas aulas práticas. Seis coordenadores (87,5%) referiram a Radiologia convencional como a técnica mais importante e 14,3% a tomografia computadorizada. A Radiologia está a entrar gradualmente como um recurso adicional nos cursos de medicina administrados nas faculdades de medicina em Angola. 

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.