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Erros ortográficos no presente em professores do futuro

Author(s): Costa, José António ; Oliveira, Inês ; Querido, Joana ; Lopes, Ana Sofia

Date: 2025

Origin: Linguarum Arena: Revista de Estudos em Didática de Línguas da Universidade do Porto

Subject(s): Artigos


Description

A escrita corresponde a uma atividade linguística complexa e envolve o domínio das competências gráfica, ortográfica e compositiva, que se pressupõe que tenha sido alcançado até ao final da escolaridade obrigatória. Direcionando a atenção para a competência ortográfica, aquela que se encontra em relevo no presente artigo, importa referir que o seu desenvolvimento é essencial para qualquer indivíduo, porém a sua preponderância aumenta sobejamente no caso de futuros professores, que se assumem como responsáveis por garantir a sistematização do conhecimento das convenções ortográficas. Assim, foi desenvolvido um estudo na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, que procurou i) avaliar o nível de estabilização da competência ortográfica dos estudantes à entrada no Ensino Superior (ES); ii) apurar o tipo de erros ortográficos mais recorrentes no nível de ensino em destaque; e iii) verificar a existência de uma relação entre a frequência de erros e o curso do Ensino Secundário frequentado pelos estudantes. Para cumprir estes objetivos, procedeu-se ao levantamento e à análise das incorreções ortográficas presentes em 104 provas de avaliação da unidade curricular Gramática da Comunicação, do 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica. Os resultados confirmam que as fragilidades no desempenho ortográfico persistem no ES, situando-se com maior preponderância ao nível das regras de correspondência grafema-fonema e da acentuação gráfica.

Writing is a complex linguistic activity and involves mastering graphic, orthographic and compositional skills, which are supposed to have been achieved by the end of compulsory schooling. Turning our attention to spelling, the skill highlighted in this article, it is important to note that its development is essential for any individual, but its preponderance increases greatly in the case of future teachers, who are responsible for ensuring the systematisation of knowledge of spelling conventions. A study was therefore carried out at the ESE of the Polytechnic of Porto, which sought to i) assess the level of stabilisation of students’ spelling skills on entry to Higher Education (HE); ii) determine the type of spelling errors that are most common at the level of education in question; and iii) verify the existence of a relationship between the frequency of errors and the secondary school course attended by the students. In order to fulfil these objectives, we surveyed and analysed the spelling errors found in 104 assessment tests for the Grammar of Communication subject in the 1st year of the Basic Education degree. The results confirm that weaknesses in spelling performance persist in HE, with a greater preponderance in graphic accentuation.

Document Type Journal article
Language Portuguese
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