Document details

Representações de Vinculação e Qualidade do brincar interativo em Crianças em Idade Pré-Escolar

Author(s): Figueiredo, Mafalda ; Gatinho, Ana ; Torres, Nuno ; Pinto, Alexandra ; Santos, António J. ; Veríssimo, Manuela

Date: 2015

Origin: Análise Psicológica

Subject(s): Período Pré-Escolar, Vinculação, Jogo Interativo, Competência Social


Description

Durante o período pré-escolar as relações que a criança estabelece com os principais cuidadores e com os pares são de importância fundamental para o seu desenvolvimento socioemocional. Contudo, são poucos os estudos acerca da relação entre a vinculação das crianças aos pais e a forma como brincam com os pares. Pretende-se com este estudo investigar a associação entre as representações de vinculação de crianças pré-escolares e diferentes dimensões do jogo interativo das mesmas. Participaram 66 crianças, entre os 4 e os 5 anos de idade, e respetivos educadores, de duas escolas distintas. A qualidade das representações de vinculação foi acedida através do Attachment Story Completion Task (ASCT), cujas histórias foram codificadas por três investigadores “cegos”. Obteve-se um acordo interjuízes entre 0.81 e 0.85. Os comportamentos de jogo interativo em contexto pré-escolar foram reportados pelos educadores através da Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). Obtiveram-se resultados psicométricos satisfatórios nesta escala e as análises revelaram três dimensões fiáveis: Interação Positiva com os Pares, Disrupção, e Desconexão. Detetou-se  uma associação positiva estatisticamente significativa entre a Segurança das representações de vinculação e a Interação Positiva com os Pares (r = 0.28; p < 0.05), e associações significativas negativas entre a Segurança e a Disrupção (r = -0.32; p < 0.05) e a Segurança e a Desconexão (r = -0.43; p = 0.001). Os nossos resultados evidenciam a associação entre relações seguras de vinculação e o modo como as crianças interagem ludicamente com os pares e, portanto, na sua competência social

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents