Autor(es): Martins, Carla ; Barreto, Ana Luísa ; Castiajo, Paula
Data: 2013
Origem: Análise Psicológica
Assunto(s): teoria da mente; idade escolar; adolescência; idade adulta; avaliação
Autor(es): Martins, Carla ; Barreto, Ana Luísa ; Castiajo, Paula
Data: 2013
Origem: Análise Psicológica
Assunto(s): teoria da mente; idade escolar; adolescência; idade adulta; avaliação
A teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais – desejos, cognições, crenças e emoções – a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a teoria da mente no âmbito do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital? E como se avalia? O presente artigo pretende responder a ambas as questões através de uma revisão teórica deste constructo no âmbito do desenvolvimento normativo em idade escolar, adolescência e idade adulta e uma síntese das principais metodologias desenvolvidas para a sua avaliação.