Autor(es): Lima, Afonso Carneiro ; Giesbrecht da Silveira, José Augusto ; Ney Matos, Fátima Regina ; Xavier, André Moura
Data: 2015
Origem: Oasisbr
Autor(es): Lima, Afonso Carneiro ; Giesbrecht da Silveira, José Augusto ; Ney Matos, Fátima Regina ; Xavier, André Moura
Data: 2015
Origem: Oasisbr
A indústria criativa vem crescendo continuamente em diversos países e a produção musical responde por grande parte desse crescimento. Considerando tal fenômeno, este ensaio versa sobre a produção musical, especificamente o rock, a partir da Visão Baseada nos Recursos da Firma (VBR), utilizando-se da analogia como método de argumentação e estabelecendo como parâmetros comparativos os ativos tangíveis, ativos intangíveis e capacidades – conceitos da VBR. Mudanças no cenário cultural promovidas por inovações tecnológicas e pela internet têm aberto novas possibilidades para artistas-empreendedores; como resultado, há uma clara necessidade de esses atores repensarem sua realidade e seus objetivos nesse contexto. Este ensaio argumenta que a ideia da banda como uma organização que opta por um conjunto de recursos e desenvolve capacidades para atingir objetivos estratégicos certamente contribui para essa tarefa. DOI: 10.5020/2318-0722.2014.v20n2p505