Autor(es): Tornquist, Sandra Regina ; Ramos, Flávia Brocchetto
Data: 2012
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Poesia. Leitura. Leitor iniciante. PNBE 2010.
Autor(es): Tornquist, Sandra Regina ; Ramos, Flávia Brocchetto
Data: 2012
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Poesia. Leitura. Leitor iniciante. PNBE 2010.
The present study aims to analyze the book O fazedor de amanhecer, written by Manoel de Barros, which integrates the Programa Nacional da Biblioteca Escolar (National Program of the School Library) - PNBE/2010. The poetry of the book is built through the revelation of things that usually are rejected or ignored by human perception. In the book, creatures as crickets, flies and frogs are important, having a highlighting position. Developed based on descriptive analysis, through a research of the literature, the study presents, at first, considerations about the importance of reading in human life, going to focus, then, peculiarities of the poetry, which provides the reader with a differentiated experience, reaching the imaginary, through the poetic images. Based on this theoretical reflection, is focused the book’s poetic text, in order to reveal how simple and often deemed unimportant things become rich in poeticity through the language, allowing the reader to create a new vision about his surroundings.
O presente estudo tem como objetivo analisar o livro O fazedor de amanhecer, de Manoel de Barros, que integra o acervo do Programa Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE/2010) e cuja poesia se constrói por meio da revelação daquilo que tende a ser rejeitado ou ignorado pela percepção humana. Na obra, seres como grilos, moscas e sapos ganham importância, assumindo lugar de destaque. Desenvolvido com base na análise descritiva, por meio de pesquisa bibliográfica, o estudo apresenta, num primeiro momento, considerações sobre a importância da leitura na vida do ser humano, passando a enfocar, em seguida, peculiaridades da poesia, que propicia ao leitor uma experiência diferenciada, atingindo o imaginário, através das imagens poéticas. Com base nessa reflexão teórica, é focado o texto poético da obra, com vistas a revelar como o simples e muitas vezes julgado sem importância torna-se rico em poeticidade através da linguagem, possibilitando ao leitor a criação de uma nova visão acerca do seu entorno.