Author(s):
Lemos, Emellyne Lima de Medeiros Dias ; Medeiros, Carolina Silva ; Agripino-Ramos, Cibele Shírley ; Salomão, Nádia Maria Ribeiro
Date: 2020
Origin: Oasisbr
Subject(s): autismo; deficiência visual; interação social; desenvolvimento infantil.
Description
Considerando a importância da interação social para o desenvolvimento sociocomunicativo infantil, este estudo busca, com base numa revisão teórica, discorrer acerca das similaridades dos contextos interativos de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) e de crianças com deficiência visual, focalizando os aspectos sociocomunicativos. Entre as semelhanças entre tais crianças são apontadas na literatura dificuldades em expressar e reconhecer emoções, presença de comportamentos repetitivos e prejuízos na atenção compartilhada. Nesse sentido, considerando os contextos interativos, os estudos na área apontam para a importância da bidirecionalidade e da responsividade por parte do mediador, no sentido de favorecer a interação social dessas crianças, como também do uso de estilos linguísticos diretivos e de objetos concretos, com base nas características comportamentais e sociocomunicativas das crianças. Salienta-se, por fim, que a compreensão dos contextos interativos pode contribuir na elaboração de propostas interventivas que visem a potencializar o desenvolvimento de tais crianças. Palavras-chave: Transtorno do espectro autista. Deficiência visual. Interação social. Desenvolvimento infantil.
Considering the importance of social interaction for children’s socio-communicative development, the present research aims, based on a theoretical review, at bringing into light a discussion about the similarities of interactive contexts of children diagnosed with autistic spectrum disorder (ASD), and children with visual impairment, laying emphasis on the socio-communicative aspects. Among the similarities between such children, the literature points out the difficulties to express and recognize emotions, the occurrence of repetitive behaviors, and the loss of shared-attention. Thus, taking into consideration the interactive contexts, the studies approaching this field highlight the importance of the mediator’s bi-directionality and responsiveness, so as to enhance those children’s social interaction, as well as the use of directive linguistic styles and concrete objects, based on the children’s behavioral and socio-communicative features. It is finally highlighted that the understanding of interacting contexts may contribute to the elaboration of intervening proposals which aim to empower such children’s development. Keywords: Autistic spectrum disorder. Visual impairment. Social interaction. Child development.
Considerando la importancia de la interacción social para el desarrollo sociocomunicativo infantil, este estudio tiene como objetivo, a partir de una revisión teórica, discurrir acerca de las similitudes de los contextos interactivos de niños diagnosticados con trastorno del espectro autista (TEA) y de niños con deficiencia visual, enfocando los aspectos sociocomunicativos. Entre las semejanzas entre tales niños, son apuntadas en la literatura dificultades en expresar y reconocer emociones, presencia de comportamientos repetitivos y perjuicios en la atención compartida. Así, considerando los contextos interactivos, los estudios en el área apuntan para la importancia de la bidireccionalidad y respuesta por parte del mediador, en el sentido de favorecer la interacción social de esos niños, así como el uso de estilos lingüísticos directivos y de objetos concretos, a partir de las características comportamentales y sociocomunicativas de los niños. Se destaca, finalmente, que la comprensión de los contextos interactivos puede contribuir en la elaboración de propuestas interventoras que busquen potencializar el desarrollo de dichos niños. Palabras clave: Trastorno del espectro autista. Deficiencia visual. Interacción social. Desarrollo infantil.