Autor(es):
Coelho, Adriana da Costa ; Lucas, Dasymar Martins da Silva ; Nunes, Geovane de Kassio ; Neves, Milena Preissler das ; Silva, Leandro Andrade da ; Tonini, Teresa ; Silva, Renata Flavia Abreu da
Data: 2021
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Anticoagulantes; Capacitação em Serviço; Equipe de Enfermagem; Assistência ao paciente.; Anticoagulantes; Capacitación en Servicio; Grupo de Enfermería; Atención al paciente.; Anticoagulants; Inservice Training; Nursing Team; Patient care.
Descrição
The creation of playful characters for in-service training of the Nursing team on oral anticoagulants aims to promote training strategies that contribute to overcoming gaps between knowledge and action regarding the vulnerabilities of anticoagulation therapy risks. Objective: to describe the creation and registration of playful characters to be used as facilitating instruments in the learning of the Nursing team regarding care in the administration of oral anticoagulants. Method: Methodological study with a qualitative approach, based on the development of two fictional characters named “ACO and NACO”. Results: The fictional characters, created to be agents that facilitate learning, can be recognized as a pedagogical, playful, and important tool for reflection by the Nursing team in the administration of oral anticoagulants. The hospital scenario is a complex environment, as it has very rigid, repetitive, and pre-established management structures. At the same step, the nursing team is required to seek to bridge gaps between theoretical knowledge and practice. Final Considerations: The characters suggest a way of approaching and motivating Nursing to seek more knowledge about oral anticoagulants, based on language, critical thinking and imagination.
La creación de personajes lúdicos para la formación en servicio del equipo de Enfermería en anticoagulantes orales tiene como objetivo promover estrategias de formación que contribuyan a superar las brechas entre el conocimiento y la acción sobre las vulnerabilidades de los riesgos de la terapia anticoagulante. Objetivo: describir la creación y registro de personajes lúdicos para ser utilizados como instrumentos facilitadores en el aprendizaje del equipo de Enfermería sobre el cuidado en la administración de anticoagulantes orales. Método: Estudio metodológico con enfoque cualitativo, basado en el desarrollo de dos personajes de ficción denominados “ACO y NACO”. Resultados: Los personajes de ficción, creados para ser agentes facilitadores del aprendizaje, pueden ser reconocidos como una herramienta pedagógica, lúdica e importante de reflexión por parte del equipo de Enfermería en la administración de anticoagulantes orales. El escenario hospitalario es un entorno complejo, ya que cuenta con estructuras de gestión muy rígidas, repetitivas y preestablecidas. En el mismo paso, se requiere que el equipo de enfermería busque cerrar las brechas entre el conocimiento teórico y la práctica. Consideraciones finales: Los personajes sugieren una forma de abordar y motivar a la Enfermería para buscar un mayor conocimiento sobre los anticoagulantes orales, basado en el lenguaje, el pensamiento crítico y la imaginación.
A criação de personagens lúdicos para capacitação em serviço da equipe de Enfermagem sobre anticoagulantes orais propõe-se a promover estratégias para treinamento que contribuam na superação de lacunas entre o saber e o fazer quanto às vulnerabilidades dos riscos da terapia de anticoagulação. Objetivo: descrever a criação e registro de personagens lúdicos para serem utilizados como instrumentos facilitadores na aprendizagem da equipe de Enfermagem quanto aos cuidados na administração dos anticoagulantes orais. Método: Estudo metodológico de abordagem qualitativa, a partir do desenvolvimento de dois personagens fictícios nomeados de “ACO e NACO”. Resultados: Os personagens fictícios, criados para serem agentes facilitadores da aprendizagem, podem ser reconhecidos como instrumento pedagógico, lúdico e importante para reflexão da equipe de Enfermagem na administração dos anticoagulantes orais. O cenário hospitalar é um ambiente complexo, por possuir estruturas de gestão bastante rígidas, repetitivas e pré-estabelecidas. Ao mesmo passo, exige-se por parte da equipe de Enfermagem a busca da superação de lacunas entre o conhecimento teórico e a prática. Considerações Finais: Os personagens sugerem uma forma de aproximação e motivação da Enfermagem em buscar mais conhecimentos sobre anticoagulantes orais, fundamentando-se na linguagem, pensamento crítico e imaginação.