Autor(es):
Jacinto Junior, Silvio Gentil ; Lucena, Eliseu Marlônio Pereira de ; Alves, Daniela Ribeiro ; Morais, Selene Maia de
Data: 2021
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Natural Sciences; Recreational Activities; Basic Education.; Ciencias Naturales; Actividades Lúdicas; Educación básica.; Ciências Naturais; Atividades Lúdicas; Educação Básica.
Descrição
The objective of this work is to discuss the main teaching strategies that are currently being used to promote an improvement in the learning performance of natural sciences (Chemistry, Physics and Biology), in primary education students: elementary and high school, replacing the traditional teaching methodology. Thus, a bibliographic research was conducted dealing with the main teaching techniques involving playful activities. These have promoted an improvement in the students' learning, developing the motivation to study, innovation, sociability and allowing the student to internalize the interrelationships between these disciplines. A bibliographic survey was also conducted considering the contributions of several authors in the databases: Base Nacional Comum Curricular, Google Scholar, Scielo, Youtube, among others, seeking from their arguments to show the benefits of these strategies in the teaching-learning process of the students. The results demonstrate that the use of music, games and plays promote an improvement in student learning and stimulate cognitive skills that favor sociability, motivation and arouse the interest of the student in relation to the content addressed in the classroom. From this review, it was concluded that the use of classroom ludicity in the development of learning is very effective.
El objetivo de ese trabajo es discurrir sobre las principales estrategias de enseñanza que vienen siendo utilizadas actualmente para promover una mejora en el rendimiento de aprendizaje de las ciencias naturales (Química, Física y Biología), en alumnos de la educación básica: enseñanza primaria y secundaria, en sustitución de la metodología tradicional de enseñanza. De esa forma, se realizó una investigación bibliográfica tratando de las principales técnicas de enseñanza envolviendo las actividades lúdicas. Estas, han promovido una mejora en el aprendizaje de los estudiantes, desarrollando la motivación para estudiar, la innovación, la sociabilidad y permitiendo que el estudiante consiga internalizar las interrelaciones entre esas disciplinas. Se realizó también una investigación bibliográfica considerando las contribuciones de varios autores en las bases: Base Nacional Común Curricular, Google Académico, SciELO, Youtube, entre otras, buscando a partir de la argumentación de estas evidenciar los beneficios de esas estrategias en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los discentes. Los resultados demuestran que la utilización de música, juegos y piezas teatrales promueven una mejora en el aprendizaje estudiantil y estimulan habilidades cognitivas que favorecen la sociabilidad, la motivación y despiertan el interés del alumno con relación al contenido abordado en el aula. A partir de esa revisión, se concluyó que es bastante efectiva la utilización de la ludicidad en el aula en el desarrollo del aprendizaje.
O objetivo desse trabalho é discorrer sobre as principais estratégias de ensino que vêm sendo utilizadas atualmente para promover uma melhora no rendimento de aprendizagem das ciências naturais (química, física e biologia), em alunos da educação básica: ensino fundamental e médio, em substituição a metodologia tradicional de ensino. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa bibliográfica tratando das principais técnicas de ensino envolvendo as atividades lúdicas. Essas têm promovido uma melhora no aprendizado dos discentes, desenvolvendo a motivação para estudar, a inovação, a sociabilidade e permitindo que o aluno consiga internalizar as inter-relações entre essas disciplinas. Realizou-se ainda uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de vários autores nas bases: Base Nacional Comum Curricular, Google Acadêmico, SciELO, Youtube, dentre outras, buscando a partir da argumentação destas evidenciar os benefícios dessas estratégias no processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Os resultados demonstram que a utilização de músicas, jogos e peças teatrais promovem uma melhoria na aprendizagem discente e estimulam habilidades cognitivas que favorecem a sociabilidade, a motivação e despertam o interesse do aluno em relação ao conteúdo abordado em sala de aula. A partir dessa revisão, concluiu-se que é bastante efetiva a utilização da ludicidade em sala de aula no desenvolvimento da aprendizagem.