Author(s):
Ferreira, Darlise Nunes ; Cunha, Maria Isabel da
Date: 2022
Origin: Oasisbr
Subject(s): Sistema Unificado de Seleção; SiSU; higher education Pedagogy; success and students permanence; academic culture; Sistema Unificado de Seleção; SiSU; Pedagogía universitaria; éxito y permanencia estudiantil; culturas académicas; Sistema Unificado de Seleção; SiSU; Pedagogia universitária; sucesso e permanência estudantil; culturas acadêmicas
Description
O texto traz considerações sobre o impacto da política do MEC/Brasil referente ao Sistema Unificado de Seleção – SiSU – sobre a geopolítica do campus universitários das Instituições Federais, com repercussões importantes para a docência, a prática pedagógica, para a inclusão e permanência dos estudantes. Baseado na investigação de uma tese de doutorado (FERREIRA, 2022) teve como campo empírico a Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, campus da cidade fronteiriça de Jaguarão no Rio Grande do Sul. Através de uma empiria que envolveu estudantes e professores, explora questões relacionadas com a experiência desses atores, considerados pelos alunos como positivas para a sua resiliência acadêmica. Os resultados indicam que os impactos da política que implantou o SiSU são visíveis na pedagogia universitária, bem como no espaço da cidade. Exige uma perspectiva que inclua a diversidade, dando ênfase para a importância dos processos de acolhimento e mediação cultural. Sugere que se intensifiquem estudos nessa direção para otimizar a inclusão acadêmica na educação superior pública federal.
The text brings considerations on the impact of MEC/Brasil, concerning SiSU, that stands for Sistema Unificado de Seleção – upon geopolitics of federal universities campi, with important repercussion for teaching, pedagogical practice, for the inclusion and permanence of students. Based on a PhD investigation, this study had the Federal University of Pampa, UNIPAMPA in Jaguarão, Rio Grande do Sul, a city in the frontier, as an empirical field. By using empiricism, which involved students and professors, this study explores issues related to their experiences, considered by students as positive for their academic resilience. The results show that the impacts of the politics that created SiSU are visible in the academic pedagogy, as well as for their role in that society. The study demands a perspective that includes diversity, with emphasis on sheltering and cultural mediation processes. It suggests that studies following this path might be intensified, in order to optimize academic inclusion in higher education federal schools, which are public ones.
El texto trae consideraciones sobre el impacto de la política del MEC/Brasil referente al “Sistema Unificado de Seleção” – SiSU – sobre la geopolítica de los campi universitarios de las Instituciones Federales, con repercusiones importantes para la docencia, para la práctica pedagógica, para la inclusión y la permanencia de los estudiantes. Basado en la investigación de una tesis de doctorado (FERREIRA, 2022), tuvo como campo empírico la “Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA”, campus de la ciudad fronteriza de “Jaguarão” en “Rio Grande do Sul”. A través de un estudio empírico que involucró a estudiantes y profesores, explota cuestiones relacionadas con la experiencia de esos actores, considerados por los alumnos como positivas para su resiliencia académica. Los resultados indican que los impactos de la política que implantó SiSU son visibles en la Pedagogía Universitaria, bien como en el espacio de la ciudad. Exige una perspectiva que incluya la diversidad, dando énfasis a la importancia de los procesos de acogida y mediación cultural. Sugiere que se intensifiquen estudios en esa dirección para optimizar la inclusión académica en la educación superior pública federal.