Autor(es):
Souza, Luis Rocildo Caracas Vieira e ; Santos, Fátima Café Ribeiro dos ; Ávila, Maria Marlene Marques
Data: 2021
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Atenção Primária à Saúde; Nutricionistas; Integralidade em Saúde; Pesquisa qualitativa.; Atención Primaria de Salud; Nutricionistas; Integralidad en Salud; Investigación cualitativa.; Primary Health Care; Nutritionists; Integrality in Health; Qualitative research.
Descrição
One of the ways of insertion of the nutritionist in primary care is through the Expanded Center for Family Health and Primary Care (NASF-AB), thus, this study sought to understand the performance of this professional from the perspective of matrix support (MS) through of an exploratory study, with a qualitative approach, carried out with the nutritionists of the NASF-AB in Tauá/CE. The field research took place in December 2018 using semi-structured interviews. The analysis was carried out using the thematic analysis technique, which made it possible to identify five empirical categories: concept of NASF-AB; team work; incomprehension of MS; MS: care support and pedagogical support; activation of the professional by EqSF; and, challenge and potential for acting at NASF-AB. The analysis showed the gap between central theoretical-practical assumptions and the work process, contributing to the fragmentation of care, distance between professionals, predominance of impersonal referrals and outpatient focused actions, obstacles to interprofessionality and interdisciplinarity, essential conditions for comprehensiveness in health. As a suggestion, carrying out permanent education actions based on MS and its assumptions.
Una de las formas de inserción del nutricionista en la atención primaria es a través del Centro Ampliado de Salud de la Familia y Atención Primaria (NASF-AB), por lo que este estudio buscó comprender el desempeño de este profesional desde la perspectiva de la matriz de apoyo (MA). a través de un estudio exploratorio, con enfoque cualitativo, realizado con los nutricionistas de la NASF-AB en Tauá / CE. La investigación de campo se llevó a cabo en diciembre de 2018 mediante entrevistas semiestructuradas. El análisis se realizó mediante la técnica de análisis temático, que permitió identificar cinco categorías empíricas: concepto de NASF-AB; trabajo en equipo; (mal)entendido de MA; MA: apoyo asistencial y apoyo pedagógico; activación del profesional por EqSF; y desafío y potencial para actuar en NASF-AB. El análisis mostró la brecha entre los supuestos teórico-prácticos centrales y el proceso de trabajo, contribuyendo a la fragmentación de la atención, distanciamiento entre profesionales, predominio de derivaciones impersonales y acciones ambulatorias, obstáculos a la interprofesionalidad e interdisciplinariedad, condiciones esenciales para la integralidad en salud. Como sugerencia, realizar acciones de educación permanente basadas en MA y sus supuestos.
Uma das formas de inserção do nutricionista na atenção primária é por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), assim, esse estudo buscou compreender a atuação deste profissional sob a perspectiva do apoio matricial (AM) por meio de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com as nutricionistas dos NASF-AB de Tauá/CE. A pesquisa de campo ocorreu em dezembro de 2018 com o recurso de entrevistas semiestruturadas. A análise ocorreu pela técnica da análise temática, que possibilitou identificar cinco categorias empíricas: conceito de NASF-AB; trabalho em equipe; (in)compreensão de AM; AM: suporte assistencial e suporte pedagógico; acionamento do profissional pela EqSF; e, desafio e potencialidades para atuação no NASF-AB. A análise evidenciou o distanciamento entre pressupostos teórico-práticos centrais e o processo de trabalho, contribuindo para a fragmentação do cuidado, distanciamento entre os profissionais, predomínio de encaminhamentos impessoais e ações de enfoque ambulatorial, entrave para a interprofissionalidade e interdisciplinaridade, condições essenciais para a integralidade em saúde. Como sugestão, a realização de ações de educação permanente com base no AM e seus pressupostos.