Author(s):
Santos, Thaiane Santana ; Ramos, Willamis Tenório ; Pinheiro, Fernanda Gomes de Magalhães Soares ; Freitas, Carla Kalline Alves Cartaxo ; Mendes, Rosemar Barbosa ; Barreiro, Maria do Socorro Claudino
Date: 2022
Origin: Oasisbr
Subject(s): Pandemics; Coronavirus infections; Health education; Webcast; Communication.; Pandemias; Infecciones por coronavirus; Educación para la salude; Transmisión web; Comunicación.; Pandemias; Infecção por Coronavírus; Educação em Saúde; Webcast; Comunicação.
Description
Objective: Discuss the contributions and impacts of the “Alô, Comunidade” university extension for extension workers and society. Method: Descriptive study of a qualitative approach, in the experience report modality, developed from the experiences and experiences of creating and posting podcasts provided by the extension action itself. Results: In this first phase of the extension, 10 informative podcasts were produced, aimed at disseminating knowledge about health education contextualized in the pandemic scenario caused by the new coronavirus (SARS-CoV-2). The podcasts were structured and recorded by extension workers with guidance from teachers and disseminated through social networks. Conclusion: The actions built and developed through the extension project “Alô, Comunidade” have become important teaching and learning strategies in the current period. The dissemination of knowledge within the health area, through the use of digital information and communication resources, benefited listeners and extension workers. In addition, essential skills were developed for the students' future professional practice, such as communication, teamwork and technological mastery.
Objetivo: Discutir las contribuciones e impactos de la extensión universitaria “Alô, Comunidade” para los extensionistas y la sociedad. Método: Estudio descriptivo de abordaje cualitativo, en la modalidad de relato de experiencia, desarrollado a partir de las vivencias y vivencias de creación y publicación de podcasts proporcionadas por la propia acción de extensión. Resultados: En esta primera fase de la extensión se produjeron 10 podcasts informativos, orientados a difundir conocimientos sobre educación en salud contextualizados en el escenario de pandemia provocada por el nuevo coronavirus (SARS-CoV-2). Los podcasts fueron estructurados y grabados por extensionistas con orientación de docentes y difundidos a través de las redes sociales. Conclusión: Las acciones construidas y desarrolladas a través del proyecto de extensión “Alô, Comunidade” se han convertido en importantes estrategias de enseñanza y aprendizaje en el período actual. La difusión del conocimiento dentro del área de la salud, mediante el uso de recursos digitales de información y comunicación, benefició a los oyentes y extensionistas. Además, se desarrollaron habilidades esenciales para el futuro ejercicio profesional de los estudiantes, como la comunicación, el trabajo en equipo y el dominio tecnológico.
Objetivo: Discutir as contribuições e os impactos da extensão universitária “Alô, Comunidade” para extensionistas e sociedade. Método: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, na modalidade relato de experiência, desenvolvido a partir das vivências e experiências de criação e postagem de podcasts proporcionados pela própria ação de extensão. Resultados: Nesta primeira fase da extensão, foram produzidos 10 podcasts informativos, voltados para a disseminação de conhecimento sobre educação em saúde contextualizada no cenário de pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Os podcasts foram estruturados e gravados pelos extensionistas com orientação dos docentes e divulgados através das redes sociais. Conclusão: As ações construídas e desenvolvidas por meio do projeto de extensão “Alô, Comunidade” tornaram-se importantes estratégias de ensino e aprendizagem no período atual. A disseminação de conhecimento dentro área da saúde, por meio da utilização de recursos digitais de informação e comunicação, beneficiou ouvintes e extensionistas. Além disso, desenvolveram-se habilidades essenciais para a futura prática profissional dos discentes, tais como a comunicação, trabalho em equipe e domínio tecnológico.