Document details

Efeitos psicológicos em acadêmicas brasileiras em meio às mudanças no ensino causadas pela Pandemia da COVID-19

Author(s): Dantas, Maria Leni Peixoto ; Couto, Brenda Naira dos Santos ; Araújo, Beatriz Moreira de ; Melo, Maria Fernanda Guedes de Albuquerque ; Rocha, André Sousa ; Ramos, Ana Paula de Souza ; Carvalho, Henrique Oliveira

Date: 2022

Origin: Oasisbr

Subject(s): College Education; COVID-19; Mental health.; Educación Universitaria; COVID-19; Salud mental.; Educação Superior; COVID-19; Saúde mental.


Description

A implementação do ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19 trouxe sérios impactos para a realidade estudantil, sobretudo, na psique dos discentes. Diante disso, o presente estudo objetivou analisar os efeitos psicológicos do distanciamento social decorrente da COVID-19 no meio acadêmico. Trata-se de um relato de experiência de quatro discentes matriculadas em variados cursos de diferentes instituições de ensino superior do Brasil que, através de reuniões na plataforma digital Google Meet, compartilharam suas vivências e dificuldades acerca do tema. Dentre os resultados encontrados estão a prevalência do sentimento de distanciamento, tanto dos professores quanto dos demais colegas, aumentando a sensação de solidão e o desenvolvimento de doenças mentais como depressão e ansiedade. Adicionalmente, outra realidade marcante é a cobrança interna e externa para atingir os resultados e as expectativas, além dos pontos positivos provenientes dessa nova modalidade de ensino, como a praticidade de deslocamento e a aproximação familiar. Considera-se que a realidade universitária atual trouxe efeitos negativos e também positivos para o desenvolvimento psicológico dos discentes, tanto na sua vida acadêmica quanto na interação social.

La implementación de la enseñanza remota de emergencia en el contexto de la pandemia de COVID-19 ha tenido graves impactos en la realidad estudiantil, especialmente en la psique de los estudiantes. Por lo tanto, el presente estudio tuvo como objetivo analizar los efectos psicológicos del distanciamiento social resultante de COVID-19 en el entorno académico. Se trata de un relato de experiencia de cuatro estudiantes matriculados en diversos cursos en diferentes instituciones de educación superior de Brasil que, a través de encuentros en la plataforma digital Google Meet, compartieron sus experiencias y dificultades sobre el tema. Entre los resultados encontrados está la prevalencia del sentimiento de desapego, tanto de los docentes como de otros compañeros, aumentando el sentimiento de soledad y el desarrollo de enfermedades mentales como depresión y ansiedad. Adicionalmente, otra realidad destacable es la exigencia interna y externa para lograr resultados y expectativas, además de los puntos positivos derivados de esta nueva modalidad de enseñanza, como la practicidad del desplazamiento y la proximidad familiar. Se considera que la realidad universitaria actual ha traído efectos negativos y también positivos al desarrollo psicológico de los estudiantes, tanto en su vida académica como en la interacción social.

The implementation of emergency remote teaching in the context of the COVID-19 pandemic has had serious impacts on student reality, especially on the psyche of students. Therefore, the present study aimed to analyze the psychological effects of social distancing resulting from COVID-19 in the academic environment. This is an experience report of four students enrolled in various courses at different higher education institutions in Brazil who, through meetings on the Google Meet digital platform, shared their experiences and difficulties on the subject. Among the results found are the prevalence of the feeling of distance, both from teachers and from other colleagues, increasing the feeling of loneliness and the development of mental illnesses such as depression and anxiety. Additionally, another remarkable reality is the internal and external demand to achieve results and expectations, in addition to the positive points arising from this new teaching modality, such as the practicality of displacement and family proximity. It is considered that the current university reality has brought negative and also positive effects for the psychological development of students, both in their academic life and in social interaction.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents