Document details

Percepção dos enfermeiros sobre qualidade da assistência prestada aos pacientes em situação de internação nos pronto-socorros

Author(s): Rocha, Hertaline Menezes do Nascimento ; Oliveira, Ammanda Hermes de ; Azevedo, Akitila Maila dos Santos ; Andrade, Iasmin Santos ; Santana, Marcos Antônio Gois ; Santos, José Marcos de Jesus ; Farre, Anny Giselly Milhome da Costa ; Santana-Filho, Valter Joviniano de

Date: 2022

Origin: Oasisbr

Subject(s): Perception; Nursing; Nursing Care; Emergency Medical Services; Quality of Health Care; Outcome Assessment Health Care; Teaching.; Percepção; Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Serviços Médicos de Emergência; Qualidade da Assistência à Saúde; Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde; Ensino.; Percepción; Enfermería; Atención de Enfermería; Servicios Médicos de Urgencia; Calidad de la Atención de Salud; Evaluación de Resultado en la Atención de Salud; Enseñanza.


Description

Objetivo: Analisar a percepção dos enfermeiros sobre a qualidade da assistência de enfermagem prestada aos pacientes em situação de internação no Pronto-socorro. Método: Trata-se de um estudo descritivo e transversal realizado com a aplicação de questionário estruturado, via on-line, com enfermeiros brasileiros que atuam em serviços de urgência e emergência, públicos ou privados, há pelo menos seis meses. O questionário, elaborado pelos pesquisadores contém 13 questões direcionadas à avaliação do Serviço de Urgência e Emergência e avaliação dos cuidados de enfermagem ofertado ao paciente em situação de internação no Pronto-socorro. As respostas foram classificadas em escala do tipo Likert de sete pontos: Nunca, Muito Raramente, Raramente, Ocasionalmente, Frequentemente, Muito frequentemente, Sempre. Resultados: 146 enfermeiros participaram da pesquisa. A maioria avaliou a superlotação como uma vivência frequente, relatou atraso e/ou dificuldades na regulação de pacientes para um leito de internação regular, evidenciou falhas no dimensionamento de enfermagem para o excedente de pacientes e que em horários de grande volume de admissões, frequentemente o cuidado de enfermagem fica comprometido. Conclusão: Na percepção dos enfermeiros, a qualidade do cuidado de enfermagem prestado ao paciente internado no pronto-socorro é prejudicada quando comparados aos cuidados recebidos em leito de internação regular.

Aim: To analyze the nurses’ perception about the quality of nursing care provided to patients in a situation of hospitalization in the Emergency Room. Method: This is a descriptive and cross-sectional study carried out with the application of a structured questionnaire, via online, with Brazilian nurses who have been working in urgent and emergency services, public or private, for at least six months. The questionnaire, developed by the researchers, contains 13 questions aimed at evaluating the Urgency and Emergency Service and evaluating the nursing care offered to patients in a situation of hospitalization in the Emergency Room. Responses were rated on a seven-point Likert scale: Never, Very Rarely, Rarely, Occasionally, Often, Very Often, Always. Results: 146 nurses participated in the survey. Most evaluated overcrowding as a frequent experience, reported delays and/or difficulties in adjusting patients to a regular hospital bed, showed flaws in the nursing dimensioning for the surplus of patients and that at times of high volume of admissions, the nursing care is compromised. Conclusion: In the nurses' perception, the quality of nursing care provided to patients admitted to the emergency room is impaired when compared to care received in a regular hospital bed.

Objetivo: Analizar la percepción de los enfermeros sobre la calidad de la atención de enfermería brindada a los pacientes en situación de hospitalización en el Servicio de Emergencia. Método: Se trata de un estudio descriptivo y transversal realizado con la aplicación de un cuestionario estructurado, vía online, con enfermeros brasileños que actúan en servicios de urgencia y emergencia, públicos o privados, hace al menos seis meses. El cuestionario, desarrollado por los investigadores, contiene 13 preguntas destinadas a evaluar el Servicio de Urgencias y Emergencias y evaluar los cuidados de enfermería ofrecidos a los pacientes en situación de hospitalización en el Servicio de Emergencias. Las respuestas se clasificaron en una escala tipo Likert de siete puntos: nunca, muy raramente, rara vez, ocasionalmente, a menudo, muy a menudo, siempre. Resultados: Participaron de la encuesta 146 enfermeros. La mayoría evaluó el hacinamiento como una experiencia frecuente, relató retrasos y/o dificultades en la adaptación de los pacientes a una cama hospitalaria regular, mostró fallas en el dimensionamiento de enfermería por el exceso de pacientes y que, en momentos de alto volumen de internaciones, el cuidado de enfermería se ve comprometido. Conclusión: En la percepción de los enfermeros, la calidad de la atención de enfermería brindada a los pacientes ingresados en la sala de urgencias se ve perjudicada en comparación con la atención recibida en una cama de hospital regular.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents