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Células a combustível: possibilidades e limitações

Author(s): Jacinto Junior, Silvio Gentil ; Quintella, Solange Assunção ; Alves, Daniela Ribeiro ; Conde, Ivo Batista ; Castro, Janevane Silva de ; Leitinho, Janaina Lopes

Date: 2022

Origin: Oasisbr

Subject(s): Hydrogen; Fuel cells; Decarbonization; Teaching.; Hidrógeno; Pilas de combustible; Descarbonización; Enseñanza.; Hidrogênio; Células de combustível; Descarbonização; Ensino.


Description

Do ponto de vista da matriz energética dominante a base de fontes fósseis, as tecnologias ligadas às células de combustível têm ganhado bastante destaque no meio científico. Elas podem ser apontadas como futuro vetor energético, principalmente quando atreladas as técnicas de economia de hidrogênio e as matrizes energéticas renováveis já existentes. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é promover a discussão sobre o uso e aplicação das células de combustível em substituição ao atual sistema energético, através da técnica de revisão da literatura. As células de combustível promovem baixas emissões de gases do efeito estufa, óxidos de nitrogênio e enxofre (NOx e SOx); o que permitem uma maior redução dos impactos sobre o meio ambiente. Além disso, podem operar em pequena, média e larga escala, podendo ser reaproveitadas para os mais diversos tipos de aplicações. Entre elas: a substituição dos carros movidos a motores de combustão interna, por carros elétricos; sendo estes mais eficientes na geração de energia, com menores quantidades de ruídos e impactos ambientais.

From the point of view of the dominant energy matrix based on fossil sources, technologies linked to fuel cells have gained much prominence in the scientific world. They can be seen as a future energy vector, especially when coupled with existing hydrogen saving techniques and renewable energy matrices. Thus, this study aims to promote the discussion about the use and application of fuel cells in substitution for the current energy system through the literature review technique. Fuel cells promote low emissions of greenhouse gases, nitrogen oxides, and sulfur (NOx and SOx); this allows a more significant reduction of environmental impacts. In addition, they can function on a small, medium, and large scale and can be reused for a wide range of applications. Among them is replacing cars powered by internal combustion engines with electric cars; these are more efficient in generating energy, with lower amounts of noise and environmental impacts.

Desde el punto de vista de la matriz energética dominante la base de fuentes fósiles, las tecnologías ligadas a las células de combustible han ganado bastante destaque en el medio científico. Éstas pueden ser apuntadas como futuro vector energético, principalmente cuando se vinculan las técnicas de economía de hidrógeno y las matrices energéticas renovables ya existentes. De esta forma, el objetivo de este trabajo es promover la discusión sobre el uso y aplicación de las células de combustible en sustitución al actual sistema energético, a través de la técnica de revisión de la literatura. Las células de combustible promueven bajas emisiones de gases de efecto invernadero, óxidos de nitrógeno y azufre (NOx y SOx); lo que permite una mayor reducción de los impactos sobre el medio ambiente. Además, pueden operar a pequeña, media y gran escala, pudiendo ser reutilizadas para los más diversos tipos de aplicaciones. Entre ellas: la sustitución de los coches propulsados por motores de combustión interna por coches eléctricos; siendo estos más eficientes en la generación de energía, con menores cantidades de ruidos e impactos ambientales.

Document Type Journal article
Language Portuguese
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