Document details

Tecnologias de Informação e comunicação aplicadas no Ensino Fundamental nas escolas públicas brasileiras: Uma revisão sistemática

Author(s): Silva, Natã da Costa ; Coutinho, Emanuel Ferreira ; Vasconcelos, Francisco Herbert Lima ; Barbosa, Tiago da Costa Silva ; Costa, Nayara Magda Gomes Barbosa da ; Melo, Domingos Sávio Ferreira de ; Barros, Jennipher Stephanie dos Reis ; Siqueira, Raquel Almeida Ferreira ; Sousa, Wênia Keila Lima de

Date: 2022

Origin: Oasisbr

Subject(s): TIC; Educação brasileira; Escolas públicas; Ensino.; TIC; Educacíon brasileña; Escuela publica; Enseñanza.; ITC; Brazilian education; Public schools; Teaching.


Description

As Tecnologias da informação e Comunicação (TICs) estão em crescimento exponencial na atualidade, e, consequentemente, é um desafio para a educação brasileira. Diante do exposto, foi realizado o presente artigo em forma de pesquisa bibliográfica para vislumbrar o atual cenário da utilização das TICs em escolas públicas do Brasil, baseado na hipótese de que o tema mostra grandes conquistas e também desafios a serem vencidos para melhoria da educação. Para a condução desse estudo foi feita uma análise bibliográfica buscando trabalhos científicos publicados nos portais SciELO, Google Scholar e portal de periódicos da CAPES, bem como, revistas cientificas conceituadas no campo da educação e tecnologia. No geral, observou-se que o uso das TICs na educação tem como pontos positivos: interatividade, um maior engajamento dos alunos e a contextualização dos conteúdos escolares com às realidades de cada estudante e como pontos negativos: a falta de formação dos docentes para um melhor aproveitamento das ferramentas digitais, falta de investimento e de infraestrutura.

The Information and Communication Technologies (ICTs) are growing exponentially nowadays and consequently, it is a challenge for Brazilian education. In this context, the presente article is a bibliographic research that aimed to report how ICTs have been applied in public schools in Brazil, based on the hypothesis that the theme shows great achievements and also challenges to be overcome to improve education. For that, a bibliographic analysis was carried out in the technical and scientific publications on the SciELO, Google Scholar and CAPES’s Periodicals Portal as well as on renowned scientific journals in the field of education and technology. The analysis considered publications whose theme is the subject of this research. Overall, it was observed that the use of ICTs in education has as positive points: interactivity, greater engagement of students and the contextualization of school contents with the realities of each student and as negative points: lack of teacher training for better use of digital tools, lack of investment and infrastructure.

Las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) están creciendo exponencialmente en la actualidad y, en consecuencia, es un desafío para la educación brasileña. En este contexto, el presente artículo es una investigación bibliográfica que tuvo como objetivo informar cómo las TIC se han aplicado en las escuelas públicas de Brasil, a partir de la hipótesis de que el tema muestra grandes logros y también desafíos a superar para mejorar la educación. Para ello, se realizó un análisis bibliográfico en las publicaciones técnico-científicas en SciELO, Google Scholar y el Portal de Periódicos de la CAPES, así como en revistas científicas de renombre en el campo de la educación y la tecnología. El análisis consideró publicaciones cuya temática es objeto de esta investigación. De manera general, se observó que el uso de las TIC en la educación tiene como puntos positivos: la interactividad, mayor compromiso de los estudiantes y la contextualización de los contenidos escolares con las realidades de cada estudiante y como puntos negativos: la falta de formación docente para un mejor uso de las herramientas digitales, falta de inversión e infraestructura.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents