Document details

O aplicativo WhatsApp em contextos educativos de letramento digital: Uma revisão sistemática da literatura

Author(s): Pinto, Antônia Cláudia Prado ; Gondim, Raquel de Sousa ; Brito, Mateus de Lima ; Barros Filho, Edgar Marçal de ; Vasconcelos, Francisco Herbert Lima ; Gondim, Antônio Beethoven Carneiro

Date: 2022

Origin: Oasisbr

Subject(s): WhatsApp; Letramento digital; Educativos; Ensino.; Whatsapp; Digital literacy; Educational; Teaching.; Whatsapp; Alfabetización digital; Educativo; Enseñanza.


Description

Este trabalho trata de uma revisão sistemática da literatura e tem como objetivo a análise e interpretação sobre o uso do aplicativo WhatsApp nos processos educativos de letramento digital. Para a sua execução foi desenvolvida uma análise em 10 artigos que abordassem essa temática com o intuito de analisar o uso do aplicativo WhatsApp como ferramenta educacional. Para a busca da bibliografia foram utilizados trabalhos publicados no período de 2015 a 2021, no idioma inglês, a partir de dois repositórios digitais –  ACM Digital Library e ScienceDirect. Contudo, os trabalhos analisados apresentaram aumento do uso de aplicativos móveis no Ensino Fundamental. Verificou-se que os professores consideram o uso do aplicativo Whatsapp uma ferramenta atrativa para o ensino de letramento digital, pois contribui para o processo de leitura e escrita dos discentes, tanto no âmbito escolar como no contexto extraescolar.

This work deals with a systematic literature review and aims to analyze and interpret the use of the WhatsApp application in the educational processes of digital literacy. For its execution, an analysis was developed in 10 articles that addressed this theme in order to analyze the use of the WhatsApp application as an educational tool. To search for the bibliography, works published between 2015 and 2021 were used, in English, from two digital repositories – ACM Digital Library and ScienceDirect. However, the analyzed works showed an increase in the use of mobile applications in Elementary School. It was found that teachers consider the use of the WhatsApp application an attractive tool for teaching digital literacy, as it contributes to the reading and writing process of students, both in the school environment and in the extra-school context.

Este trabajo trata de una revisión sistemática de la literatura y tiene como objetivo analizar e interpretar el uso de la aplicación WhatsApp en los procesos educativos de alfabetización digital. Para su ejecución se desarrolló un análisis en 10 artículos que abordaron esta temática con el fin de analizar el uso de la aplicación WhatsApp como herramienta educativa. Para buscar la bibliografía, se utilizaron trabajos publicados entre 2015 y 2021, en inglés, de dos repositorios digitales: ACM Digital Library y ScienceDirect. Sin embargo, los trabajos analizados mostraron un incremento en el uso de aplicaciones móviles en la Enseñanza Primaria. Se encontró que los docentes consideran el uso de la aplicación WhatsApp una herramienta atractiva para la enseñanza de la alfabetización digital, ya que contribuye al proceso de lectura y escritura de los estudiantes, tanto en el ámbito escolar como en el contexto extraescolar.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents