Author(s):
Jesus, Gualberto José Ribeiro de ; Santos, Rafael Nascimento ; Vasconcelos, Carlos Alberto ; Mezzaroba, Cristiano
Date: 2022
Origin: Oasisbr
Subject(s): Ensino-aprendizagem; Física; Tecnologia; Informação e comunicação.; Teaching-learning; Physics; Technology; Information and communication.; Enseñanza-aprendizaje; Física; Tecnología; Información y comunicación.
Description
A utilização da tecnologia na educação proporciona um leque bastante amplo de opções que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que os conteúdos sejam compreendidos de forma mais efetiva, desde que o aluno esteja orientado e tenha conhecimento prévio em relação ao assunto que será abordado. O presente estudo objetiva ilustrar como a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação têm contribuído no ensino-aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Física. Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva com abordagem qualitativa a partir de práticas educacionais realizadas na abordagem da citada disciplina. Os participantes foram estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, com faixa etária de 14 a 17 anos, todos pertencentes a escolas do setor privado, localizadas em Sergipe. As aulas ocorreram antes e durante a pandemia, ou seja, foram realizadas em modos presencial e remoto. O ensino de Física com a utilização de interfaces tecnológicas tornou-se ponto positivo na vida escolar do professor, tendo em vista que as aulas ficaram menos estressantes e sem conversas paralelas, como também os assuntos foram mais facilmente compreendidos pelos alunos. Verificou-se que houve maior participação, curiosidade e raciocínio e menos dificuldades em entender conceitos, cálculos e fórmulas.
The use of technology in education provides a very wide range of options that help in the teaching-learning process, helping contents be understood more effectively, as long as the student is oriented, as well as having prior knowledge in relation to the subject that will be explored. This time, the present study aims to illustrate how the use of information and communication technologies has contributed to the teaching-learning process of Physics contents. This is an experience report of a descriptive nature with a qualitative approach based on educational practices carried out in the subject of Physics. The participants were students from the 9th year of elementary school to the 2nd year of high school, aged between 14 and 17 years old, all belonging to private sector schools, located in the state of Sergipe. Classes took place before and during the pandemic, that is, they were held in person and remotely. The teaching of Physics with the use of technological interfaces became a positive point in the teacher's school life, given that the classes were less stressful, without parallel conversations, as well as the subjects were better understood by the students. There was greater participation, curiosity, reasoning and fewer difficulties in understanding concepts, calculations and formulas.
El uso de la tecnología en la educación brinda un abanico muy amplio de opciones que ayudan en el proceso de enseñanza-aprendizaje, haciendo que los contenidos se transmitan de manera más efectiva, siempre y cuando el estudiante esté orientado, así como que tenga conocimientos previos en relación con el tema que será explorado. Con ello, el presente estudio pretende ilustrar cómo el uso de las tecnologías de la información y la comunicación ha contribuido a la enseñanza-aprendizaje de los contenidos de la cátedra física. Se trata de un relato de experiencia de carácter descriptivo con enfoque cualitativo a partir de prácticas educativas realizadas en la cátedra física. Los participantes fueron estudiantes del 9º año de la enseñanza fundamental al 2º año de la enseñanza media, con edades comprendidas entre los 14 y los 17 años, todos pertenecientes a escuelas del sector privado, ubicadas en la província de Sergipe (Brasil). Las clases se daban antes y durante la pandemia, es decir, se impartían de forma presencial y a distancia. La enseñanza de la física con el uso de interfaces tecnológicas se convirtió en un punto positivo en la vida escolar del docente, dado que las clases eran menos estresantes, sin conversaciones paralelas, así como los temas eran mejor entendidos por los estudiantes. Hubo mayor participación, curiosidad, razonamiento y menos dificultades en la comprensión de conceptos, cálculos y fórmulas.