Detalhes do Documento

Tecnologia educativa para pessoas com neoplasia maligna colorretal

Autor(es): Nicoli, Luciana Helena da Silva ; Rodrigues, Andrea Bezerra ; Fonseca , Deborah Franscielle da ; Oliveira, Stênio Henrique ; Oliveira, Patrícia Peres de

Data: 2022

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Neoplasias Colorretais; Tecnologia Educacional; Estudos de Validação; Ensino.; Neoplasias Colorrectales; Tecnología Educacional; Estudios de Validación; Enseñanza.; Colorectal Neoplasms; Educational technology; Validation Studies; Teaching.


Descrição

Objetivo: construir e validar tecnologia educativa sobre o conceito, os tratamentos e os fatores de risco e os cuidados essenciais para pessoas com neoplasia maligna colorretal e seus familiares. Métodos: estudo metodológico em três etapas: elaborado tecnologia educativa, utilizando modelo teórico-metodológico de Doak, Doak e Root, validação de conteúdo e aparência pelo coeficiente de validade de conteúdo. Aplicou-se técnica de Delphi em duas rodadas (Delphi I [12 juízes]/Delphi II [11 juízes]), e realização de teste piloto com oito indivíduos com neoplasia maligna colorretal e suas famílias. Resultados: a tecnologia educativa “Cartilha educativa para pessoa com câncer colorretal: vamos falar de câncer colorretal?” contemplou o conceito de câncer colorretal, fatores de risco, opções de tratamento, vivendo com estomia intestinal e seus cuidados, quando procurar serviço de saúde. A mesma apresentou coeficiente de validade de conteúdo global (Delphi II) igual a 0,98. Conclusão: a tecnologia educativa apresentou validade de conteúdo e aparência para a educação em saúde para pessoas com neoplasia maligna colorretal e seus familiares.

Objective: to build and validate educational technology on the concept, treatments and risk factors and essential care for people with colorectal malignancy and their families. Methods: methodological study in three stages: educational technology developed, using the theoretical-methodological model of Doak, Doak and Root, content and appearance validation by the content validity coefficient. The Delphi technique was applied in two rounds (Delphi I [12 judges]/Delphi II [11 judges]), and a pilot test was carried out with eight individuals with colorectal malignancy and their families. Results: the educational technology “Educational booklet for people with colorectal cancer: let's talk about colorectal cancer?” contemplated the concept of colorectal cancer, risk factors, treatment options, living with an intestinal ostomy and its care, when seeking health care. It presented a global content validity coefficient (Delphi II) equal to 0.98. Conclusion: the educational technology presented content and appearance validity for health education for people with colorectal malignancy and their families.

Objetivo: construir y validar tecnología educativa sobre el concepto, tratamientos y factores de riesgo y cuidados esenciales para las personas con neoplasia colorrectal y sus familias. Métodos: estudio metodológico en tres etapas: tecnología educativa desarrollada, utilizando el modelo teórico-metodológico de Doak, Doak y Root, validación de contenido y apariencia por el coeficiente de validez de contenido. Se aplicó la técnica Delphi en dos rondas (Delphi I [12 jueces]/Delphi II [11 jueces]), y se realizó una prueba piloto con ocho individuos con neoplasia colorrectal y sus familias. Resultados: la tecnología educativa “Cartilla educativa para personas con cáncer colorrectal: ¿hablemos de cáncer colorrectal?” contemplaron el concepto de cáncer colorrectal, factores de riesgo, opciones de tratamiento, vivir con una ostomía intestinal y sus cuidados, en la búsqueda de atención en salud. Presentó un coeficiente de validez de contenido global (Delphi II) igual a 0,98. Conclusión: la tecnología educativa presentó validez de contenido y apariencia para la educación en salud de las personas con neoplasia colorrectal y sus familiares.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.