Autor(es):
Teles, Weber de Santana ; Silva, Max Cruz da ; Torres, Ruth Cristini ; Rodrigues, Silvia Maria da Silva Sant'ana ; Hora, Aline Barreto ; Calasans, Taíssa Alice Soledade ; Barros, Ângela Maria Melo Sá ; Santos Junior, Paulo Celso Curvelo ; Silva, Maria Hozana Santos ; Santos, Lorena Xavier Conceição
Data: 2022
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Servicio de hemoterapia; Gestión de la calidad; Administración de servicios de salud.; Hemotherapy service; Quality management; Health services administration.; Serviço de hemoterapia; Gestão da qualidade; Administração de serviços de saúde.
Descrição
O presente estudo teve como objetivo analisar os registros de não-conformidades, e compreender as principais causas das inexatidões, afim de que nortear os gestores nas tomadas de melhoria do sistema de qualidade dos serviços prestados. Método: A presente pesquisa foi do tipo experimental, a partir das auditorias internas realizadas no ano 2020, em uma unidade de hemoterapia, situada em uma região do nordeste do Brasil. Foram avaliados 7 ambientes, denominados de setor A, B C, D, F e G, a parti da aplicação de roteiros, manuais e guias de inspeção. Resultados: A partir dos relatórios de inspeção da auditoria interna, no decorrer do mês de janeira a dezembro de 2019 foram encontradas 163 não conformidades. Em relação a janeiro a dezembro de 2020, foram detectadas de 282 não conformidades. Observou-se redução de73,6% dos problemas de qualidade após a realização do ciclo de melhoria e 49,1% continuam pendentes. Conclusão: O ciclo de melhoria demonstrou ser uma intervenção válida no aumento da adesão dos serviços às atividades de gestão da qualidade preconizadas pelas normas e legislações vigentes.
The present study aimed to analyze the records of non-conformities, and to understand the main causes of inaccuracies, in order to guide managers in improving the quality system of the services provided. Method: The present research was of the experimental type, based on internal audits carried out in 2020, in a hemotherapy unit, located in a region of northeast Brazil. Seven environments were evaluated, called sector A, B C, D, F and G, from the application of scripts, manuals and inspection guides. Results: From the internal audit inspection reports, during the month of January to December 2019, 163 non-conformities were found. In relation to January to December 2020, 282 non-conformities were detected. A reduction of 73.6% of quality problems was observed after the completion of the improvement cycle and 49.1% are still pending. Conclusion: The improvement cycle proved to be a valid intervention to increase service adherence to quality management activities recommended by current standards and legislation.
El presente estudio tuvo como objetivo analizar los registros de no conformidades y comprender las principales causas de las imprecisiones, con el fin de orientar a los administradores en la mejora del sistema de calidad de los servicios prestados. Método: La presente investigación fue de tipo experimental, basada en auditorías internas realizadas en 2020, en una unidad de hemoterapia, ubicada en una región del noreste de Brasil. Se evaluaron siete ambientes, denominados sector A, B C, D, F y G, a partir de la aplicación de guiones, manuales y guías de inspección. Resultados: De los informes de inspección de auditoría interna, durante el mes de enero a diciembre de 2019, se encontraron 163 no conformidades. Con relación de enero a diciembre de 2020, se detectaron 282 no conformidades. Se observó una reducción del 73,6% de los problemas de calidad después de la finalización del ciclo de mejora y el 49,1% aún están pendientes. Conclusión: El ciclo de mejora demostró ser una intervención válida para aumentar la adherencia del servicio a las actividades de gestión de la calidad recomendadas por las normas y la legislación vigente.