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A Gestão de um Centro de Quimioterapia infantil e o fluxo de atendimento dos pacientes: Relato de experiência

Author(s): Lage, Rafaela Silveira Lobo ; Franco, Gabriele Alvernaz Silva ; Brito, Rubislene Assis Santos de ; Souza, Sônia Regina de

Date: 2022

Origin: Oasisbr

Subject(s): Câncer; Neoplasias; Qualidade da assistência oncológica; Ensino em saúde.; Cáncer; Neoplasias; Calidad de la atención oncológica; Enseñanza en Salud.; Cancer; Neoplasms; Quality of cancer care; Health teaching.


Description

A incidência mundial do câncer infantil aumenta a cada ano. O tratamento das neoplasias inclui diferentes modalidades, destacando-se o emprego da quimioterapia antineoplásica de modo predominantemente ambulatorial. As atividades desenvolvidas no ambulatório de quimioterapia necessitam de sua organização por meio de fluxos para a otimização dos atendimentos no período de funcionamento do setor, buscando-se atender aos requisitos de segurança visto a complexidade dos protocolos de quimioterapia e ainda a satisfação dos clientes. O objetivo deste trabalho é relatar o fluxo de atendimento estabelecido em um ambulatório de quimioterapia infantil.  Este é um relato de experiência, vivenciado pelas autoras na gestão de um ambulatório de quimioterapia infantil situado em uma unidade de referência no tratamento do câncer no Estado do Rio de Janeiro. A organização do fluxo nas diferentes etapas que envolvem o atendimento ambulatorial para a realização de quimioterapia é fundamental, uma vez que contempla etapas indispensáveis para a segurança do paciente e qualidade da assistência.

The worldwide incidence of childhood cancer increases every year. The treatment of neoplasms includes different modalities, highlighting the use of antineoplastic chemotherapy in a predominantly outpatient manner. The activities developed in the chemotherapy outpatient clinic need to be organized through flows for the optimization of care during the period of operation of the sector, seeking to meet safety requirements given the complexity of chemotherapy protocols and also customer satisfaction. The objective of this work is to report the flow of care established in an outpatient chemotherapy clinic. This is an experience report, lived by the authors in the management of a pediatric chemotherapy clinic located in a reference unit for cancer treatment in the State of Rio de Janeiro. The organization of the flow in the different stages that involve outpatient care for chemotherapy is fundamental, since it includes essential steps for patient safety and quality of care.

La incidencia mundial del cáncer infantil aumenta cada año. El tratamiento de las neoplasias incluye diferentes modalidades, destacando el uso de la quimioterapia antineoplásica de forma predominantemente ambulatoria. Las actividades desarrolladas en el ambulatorio de quimioterapia necesitan ser organizadas a través de flujos para la optimización de la atención durante el período de operación del sector, buscando cumplir con los requisitos de seguridad dada la complejidad de los protocolos de quimioterapia y también la satisfacción del cliente. El objetivo de este trabajo es relatar el flujo de atención establecido en una consulta externa de quimioterapia. Este es un relato de experiencia, vivido por los autores en la gestión de una clínica de quimioterapia pediátrica ubicada en una unidad de referencia para el tratamiento del cáncer en el Estado de Río de Janeiro. La organización del flujo en las diferentes etapas que involucran la atención ambulatoria de quimioterapia es fundamental, ya que incluye pasos esenciales para la seguridad del paciente y la calidad de la atención.

Document Type Journal article
Language Portuguese
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