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Enfrentamento ao negacionismo científico: atividades de extensão como ferramenta efetiva

Author(s): Silva, Juliana Silvestre ; Bispo, Mariana Baraúna Bacelar ; Caires, Taiara Aguiar

Date: 2022

Origin: Oasisbr

Subject(s): Science communication; Extension; Fake news; New coronavirus.; Difusión científica; Extensión; Noticias falsas; Nuevo coronavirus.; Divulgação científica; Extensão; Fake news; Novo coronavírus.


Description

Os frequentes e intensos ataques que a Ciência vem sofrendo a desqualificam frente à sociedade e, sobretudo na pandemia do novo coronavírus, promove(ra)m o discurso negacionista e a (des)infodemia, intensificando a importância e urgência da divulgação científica, que pode ser realizada a partir da execução de projetos de extensão. Sob essa realidade, o presente trabalho objetiva avaliar o impacto de duas edições de um curso de extensão quanto à qualidade do conhecimento do público atendido e à sua competência no enfrentamento ao negacionismo científico. O curso ocorreu em 2020, em duas edições virtuais, e contou com um total de 29 palestrantes e 382 participantes inscritos, alcançando 53 cidades distribuídas em 17 estados de todas as regiões geográficas do Brasil. Dentre as temáticas abordadas estiveram a relação do vírus com o meio ambiente, os meios de contágio e métodos de prevenção, questões socioeconômicas, histórico-geográficas e educacionais. Aproximadamente 40% dos cursistas tiveram alguma crença desmistificada e 95% conversaram com alguém sobre o que estavam aprendendo no curso, tornando-se multiplicadores de informações científicas seguras, o que evidencia a importância da realização de ações extensionistas como ferramenta efetiva no combate ao negacionismo científico.

The frequent and intense attacks that Science has been suffering disqualify it from society and, especially in the new coronavirus pandemic, promote denial discourse and (dis)infodemic, intensifying the importance and urgency of scientific dissemination, which can be carried out from of the execution of extension projects. Therefore, this study aim to evaluate the impact of two editions of an extension course on the quality of knowledge of the public served and their competence in confronting scientific denialism. The course took place in 2020, in two virtual editions, and had a total of 29 speakers and 382 subscribers, reaching 53 cities distributed in 17 Brazilian states, covering all geographic regions of Brazil. Among the themes addressed were the relationship between the virus and the environment, the means of contagion and prevention methods, socioeconomic, historical-geographic and educational issues. Approximately 40% of course participants had some belief demystified and 95% became multipliers of the information obtained by talking to someone about what they were learning in the course, which highlights the importance of carrying out extension actions as an effective tool to combat scientific denialism.

Los frecuentes e intensos ataques que viene sufriendo la Ciencia la descalifican con la sociedad y, especialmente en la pandemia del nuevo coronavirus, promueven el discurso negacionista y la (des)infodemia, intensificando la importancia y urgencia de la divulgación científica, que puede llevarse a cabo desde la ejecución de proyectos de extensión. Es en esta realidad que este trabajo tuvo como objetivo evaluar el impacto de dos ediciones de un curso de extensión sobre la calidad del conocimiento del público atendido y su competencia para enfrentar la negación científica. El curso se llevó a cabo en 2020, en dos ediciones virtuales, y tuvo un total de 29 ponentes y 382 suscriptores, llegando a 53 ciudades distribuidas en 17 estados brasileños, abarcando todas las regiones geográficas de Brasil. Entre los temas abordados se encuentran la relación entre el virus y el medio ambiente, los medios de contagio y métodos de prevención, aspectos socioeconómicos, histórico-geográficos y educativos. Aproximadamente el 40% de los participantes del curso tenía alguna creencia desmitificada y el 95% habló con alguien sobre lo que estaban aprendiendo en el curso, convirtiéndose en multiplicadores de información científica válida, lo que resalta la importancia de realizar acciones de extensión como una herramienta eficaz en la lucha contra la negación científica.

Document Type Journal article
Language Portuguese
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