Author(s):
Darsie, Camilo ; Carneiro, Marcelo ; Galvão, Maria Cristiane Barbosa ; Ricarte, Ivan Luiz Marques ; Forster, Aldaísa Cassanho ; Ferreira , Janise Braga Barros ; Sampaio, Samára dos Santos ; Rocha, Juan Stuardo Yazlle
Date: 2022
Origin: Oasisbr
Subject(s): Information Technology; Regional differences; Covid-19; Higher teaching; Brazil.; Tecnologías de la Información; Covid-19; Enseñanza superior; Diferencias regionales; Brasil.; Tecnologias da Informação; Diferenças regionais; Covid-19; Ensino superior; Brasil.
Description
Em decorrência da pandemia de Covid-19, muitos processos da vida foram modificados, demandando adaptações nos campos do trabalho, lazer e educação. Assim, objetivou-se verificar a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, por graduandos, pós-graduandos e docentes, de cursos da saúde, nas cinco regiões do Brasil, durante a referida pandemia, a fim de contribuir com a discussão sobre o diagnóstico situacional brasileiro. Para tanto, adotou-se uma abordagem de estudo quantitativo e transversal, empregando-se um questionário disponibilizado na plataforma REDCap. Para a análise dos dados, utilizou-se o software R e o teste t de Student para avaliação de significância estatística. Participaram do estudo 1.172 docentes e discentes, sendo 7,5% da região Norte, 14,1% da região Nordeste, 5,8% da região Centro-Oeste, 48,5% da região Sudeste e 24,1% da região Sul. A análise da variação nacional do tempo de uso de TIC, de 2019 para 2020, demonstrou um acréscimo de 21,6% (p<0,05), sendo um aumento de 2,5% na região Norte, 12,6% na região Nordeste, 5,1% na região Centro-Oeste, 28,2% na região Sudeste e 24,8% na região Sul. Houve maior prevalência da utilização da tecnologia nas Instituições de Ensino Superior – IES públicas e privadas da região Sudeste (p<0,05) e nas IES privadas da região Sul (p<0,05). Embora o uso das TIC tenha possibilitado a continuidade das atividades de ensino de graduação e pós-graduação, dos cursos de saúde, as regiões possuem diferentes formas e possibilidades para se apropriarem das tecnologias que precisam ser consideradas pelas políticas públicas e no planejamento das IES.
As a result of the Covid-19 pandemic, many life processes were modified, requiring adaptations in the fields of work, leisure and education. Thus, the objective of this study was to verify the use of Information and Communication Technologies - ICT, by undergraduates, graduate students and teachers, from health courses, in the five regions of Brazil, during this pandemic. Therefore, a quantitative and cross-sectional study approach was adopted, using a questionnaire available on the REDCap platform. For data analysis, the R software and Student's t test were used to assess statistical significance. The study included 1,172 professors and students, 7.5% from the North region, 14.1% from the Northeast region, 5.8% from the Midwest region, 48.5% from the Southeast region and 24.1% from the South region. The analysis of the national variation in the time using ICT, from 2019 to 2020, showed an increase of 21% (p<0.05), with an increase of 2.5% in the North region, 12.6% in the Northeast region, 5.1% in the Midwest region, 28.2% in the Southeast region and 24.8% in the South region. There was a higher prevalence of technology use in public and private Higher Education Institutions (HEI) in the Southeast region (p<0.05) and in private HEI in the South region (p<0.05). Although the use of ICT has enabled the continuity of undergraduate and graduate teaching activities in health courses, the regions have different ways and possibilities to appropriate technologies that need to be considered by public policies and by the planning of HEIs.
Como resultado de la pandemia de Covid-19, muchos procesos de vida se modificaron, requiriendo adaptaciones en los campos del trabajo, el ocio y la educación. Así, el objetivo de este estudio fue verificar el uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación - TIC, por parte de estudiantes de pregrado, posgrado y docentes, de cursos de salud, en las cinco regiones de Brasil, durante esta pandemia. Por lo tanto, se adoptó un enfoque de estudio cuantitativo y transversal, utilizando un cuestionario disponible en la plataforma REDCap. Para el análisis de datos, se utilizaron el software R y la prueba t de Student para evaluar la significación estadística. Participaron en el estudio 1.172 profesores y alumnos, 7,5% de la región Norte, 14,1% de la región Nordeste, 5,8% de la región Centro-Oeste, 48,5% de la región Sudeste y 24,1% de la región Sur. El análisis de la variación nacional en el tiempo de uso de las TIC, de 2019 a 2020, mostró un aumento del 21% (p<0,05), con aumento del 2,5% en la región Norte, 12,6% en la región Nordeste, 5,1% en la región Centro Oeste, 28,2% en la región Sudeste y 24,8% en la región Sur. Hubo mayor prevalencia de uso de tecnología en las Instituciones de Educación Superior (IES) públicas y privadas de la región Sudeste (p<0,05) y en las IES privadas de la región Sur (p<0,05). Si bien el uso de las TIC ha posibilitado la continuidad de la actividad docente de pregrado y posgrado en carreras de salud, las regiones tienen diferentes formas y posibilidades de apropiación de tecnologías que deben ser consideradas por las políticas públicas y por la planificación de las IES.