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Percepção da pessoa surda sobre o atendimento nos serviços de saúde

Author(s): Cristo, Érica Amador de ; Durans, Keyla Cristina Nogueira ; Marques, Daniela Silva ; Ferreira, Adryemerson Pena Forte ; Miranda, Danila Mousinho da Silva ; Pasklan, Amanda Namíbia Pereira

Date: 2022

Origin: Oasisbr

Subject(s): Deficiência auditiva; Libras; Acessibilidade aos serviços de saúde; Barreiras linguísticas; Obstáculos à comunicação.; Deficiencia auditiva; Accesibilidad a los servicios de salud; Las barreras del idioma; Libras; Obstáculos de comunicación.; Hearing impairment; Accessibility to health services; Language barriers; Pounds; Communication obstacles.


Description

Objetivo: Investigar a percepção dos surdos sobre o atendimento ofertado, quando estes procuram os serviços de saúde. Método: Pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, baseada no método de Análise de Conteúdo de Bardin, utilizando-se o método de saturação dos dados. Resultados: Participaram da pesquisa 8 pessoas surdas. A falta de comunicação configura-se como a maior queixa entre os usuários. Não é concebido ao surdo, oportunidade de expressar suas opiniões e dúvidas com relação ao problema de saúde, sendo sempre delegado a outra pessoa este papel, e quando esta não está presente, a assistência fica comprometida. Considerações finais: As barreiras no acesso implicam em importantes prejuízos e sinalizam o despreparo dos profissionais no processo de trabalho. Portanto, adequações com relação ao modo de atender os clientes surdos precisam ser repensadas, de forma que garantam a estes, uma assistência segura e qualificada.

Objective: To investigate the perception of deaf people about the care offered when they seek health services. Method: Exploratory and descriptive research, with a qualitative approach, based on Bardin's Content Analysis method, using the data saturation method. Results: Eight deaf people participated in the research. The lack of communication is the biggest complaint among users. The deaf person is not given the opportunity to express their opinions and doubts regarding the health problem, and this role is always delegated to another person, and when this person is not present, care is compromised. Final considerations: Barriers to access imply important losses and indicate the professionals' lack of preparation in the work process. Therefore, adjustments regarding the way of assisting deaf clients need to be rethought, in order to guarantee them safe and qualified assistance.

Objetivo: Investigar la percepción de personas sordas sobre la atención ofrecida cuando buscan servicios de salud. Método: Investigación exploratoria y descriptiva, con enfoque cualitativo, basada en el método de Análisis de Contenido de Bardin, utilizando el método de saturación de datos. Resultados: Ocho personas sordas participaron de la investigación. La falta de comunicación es la mayor queja entre los usuarios. A la persona sorda no se le da la oportunidad de expresar sus opiniones y dudas sobre el problema de salud, y este rol siempre se delega a otra persona, y cuando esta persona no está presente, la atención se ve comprometida. Consideraciones finales: Las barreras de acceso implican pérdidas importantes e indican falta de preparación de los profesionales en el proceso de trabajo. Por lo tanto, es necesario repensar ajustes en cuanto a la forma de asistir a los clientes sordos, a fin de garantizarles una asistencia segura y calificada.

Document Type Journal article
Language Portuguese
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