Detalhes do Documento

Educational intervention in first aid for basic education students

Autor(es): Santana, Monalise Mara Rocha ; Toledo, Luana Vieira ; Moreira, Tiago Ricardo ; Alves, Katiusse Rezende ; Ribeiro, Luciane ; Sá Diaz, Flávia Batista Barbosa de

Data: 2020

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Enfermagem; Emergências; Primeiros socorros; Educação em saúde; Estudantes.


Descrição

Objective: to compare the knowledge of basic education students about first aid before and after an educational intervention on the subject. Method: quasi-experimental study, conducted with 67 eighth-grade students of a public school, during 2015, in a city of Minas Gerais. Pre- and post-test instruments were applied for data collection, which were later compiled in Epi InfoTM software version 7 and analyzed by Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) version 20. Results: there was a statistically significant improvement (P<0.05) in the participants’ knowledge after the educational intervention for most of the topics addressed. Conclusion: the educational intervention in first aid for schoolchildren was effective and demonstrated the emerging need to implement subjects that address these contents in the basic education curriculum.

Objetivo: comparar o conhecimento de escolares do ensino básico sobre primeiros socorros antes e após uma intervenção educativa sobre o tema. Método: estudo quase experimental, realizado com 67 estudantes do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública, durante o ano de 2015, em um município de Minas Gerais. Foram aplicados instrumentos de pré e pós-testes para a coleta de dados que, posteriormente, foram compilados no software Epi InfoTM versão 7 e analisados pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20. Resultados: houve melhoria estatisticamente significativa (P <0,05) no conhecimento dos participantes após a intervenção educativa para a maioria dos temas abordados. Conclusão: a intervenção educativa em primeiros socorros para escolares foi efetiva e demonstrou a emergente necessidade de implementar disciplinas que abordem estes conteúdos no currículo do ensino básico.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.