Autor(es): Belarmino, Géssika Moreira ; Renovato, Rogério Dias
Data: 2020
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Competência profissional; Unidade de terapia intensiva; Profissionais de enfermagem; Processo de trabalho; Administração de terapia farmacológica
Autor(es): Belarmino, Géssika Moreira ; Renovato, Rogério Dias
Data: 2020
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Competência profissional; Unidade de terapia intensiva; Profissionais de enfermagem; Processo de trabalho; Administração de terapia farmacológica
Objective: to build a matrix of competences related to medications for the nurse in the Intensive Care Unit (ICU). Method: a qualitative research study that employed the nominal group technique with 21 nurses working in the ICU of hospitals in Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazil. Data collection took place in 2018. In order to support data analysis according to the concept of competences, the theoretical contribution of this research, a detailed reading of the reports, notebooks and the result of the technique was carried out comparing with the relevant literature. Results: seven competences were established in the construction of the matrix: professional autonomy, scientific knowledge, knowledge of drug indication, technical knowledge, continuing education, nine “rights” in the safe administration of medicines and responsibility. Conclusion: the competence matrix may support the implementation of future learning strategies with proposals for their development, both in the professional field and in teaching in its different spheres.
Objetivo: construir uma matriz de competências relacionadas aos medicamentos para o enfermeiro em unidade de terapia intensiva (UTI). Método: pesquisa qualitativa que empregou a técnica do grupo nominal com 21 enfermeiros que trabalham em UTI de hospitais de Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. A coleta de dados ocorreu em 2018. Para subsidiar a análise dos dados de acordo com o conceito de competências, aporte teórico desta pesquisa, foi realizada leitura pormenorizada dos relatórios, blocos de anotações e resultado da técnica em comparação com a literatura pertinente. Resultados: na construção da matriz foram estabelecidas sete competências: autonomia profissional, conhecimentos científicos, conhecimentos da indicação do medicamento, conhecimentos técnicos, educação continuada, nove certos na administração segura de medicamentos e responsabilidade. Conclusão: a matriz de competências poderá subsidiar a implementação de futuras estratégias de aprendizagem com propostas de desenvolvimento das mesmas, tanto no campo profissional como no ensino em suas diferentes esferas.