Description
Objetivo: Este trabalho busca construir e validar uma cartilha educativa sobre chás medicinais destinada a pacientes com câncer de próstata pautada nos fundamentos do letramento em saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica desenvolvida a partir das seguintes etapas: levantamento dos chás mais utilizados por pacientes com câncer de próstata, revisão bibliográfica, elaboração da cartilha e validação. O levantamento da utilização de chás foi realizado junto a pacientes com câncer de próstata atendidos em uma unidade de referência no tratamento da doença. A revisão bibliográfica focou nas plantas referidas por eles para fazer chás (indicações, como usar, riscos e benefícios) e em aspectos operacionais da aplicação dos fundamentos do letramento em saúde (LS) na elaboração de materiais educativos. A elaboração da cartilha foi pautada nos chás citados pelo público alvo e nos fundamentos do LS. A validação ocorreu em duas etapas: validação com juízes e com o público-alvo. Resultados: Quanto a sua leiturabilidade, a cartilha atingiu um Índice FREport de 75,642, sendo compatível com um nível de leitura muito fácil (até 5 anos de estudo). A pontuação geral atribuída pelos juízes foi 87%, recebendo classificação de material superior. O público-alvo aprovou a cartilha. Ambos apontaram sugestões de melhoria, as quais foram todas aceitas e incorporadas na versão final. Conclusão: Obteve-se uma cartilha educativa sobre chás medicinais validada e totalmente voltada para o perfil de pacientes com câncer de próstata, atendendo aos fundamentos do letramento em saúde.