Autor(es):
Koerich, Adriana Back ; Borges, Glauco José Ribeiro ; Casagrande, Jacir Leonir ; Cremonezi, Graziela Oste Grazian
Data: 2022
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Relationship marketing; Relationship quality; Determinant factors; Educational institution; Graduates; Marketing de relacionamento; Qualidade do relacionamento; Fatores determinantes; Instituição de ensino; Egressos
Descrição
This study analyzes the factors that determine the quality of the relationship between a public institution and its graduates. This is a quantitative-descriptive study, whose data were analyzed using descriptive statistics, confirmatory factor analysis and structural equation modeling. The results show that graduates have a significantly positive perception of the quality of their relationship with their institution of origin, and that the quality of teaching services, the quality of support and administration services and the institutional image play a decisive, positive and important role directly on the quality of this relationship, while the quality of the physical environment showed no evidence of influence on this dimension.
Neste estudo, são analisados os fatores determinantes da qualidade do relacionamento entre uma instituição pública de ensino e seus egressos. Trata-se de um estudo quantitativo-descritivo, cujos dados foram analisados por meio de estatística descritiva, análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais. Os resultados demonstram que os egressos possuem uma percepção significativamente positiva a respeito da qualidade do relacionamento com a sua instituição de origem, e que a qualidade dos serviços de ensino, qualidade dos serviços de suporte e administração e a imagem institucional exercem um papel determinante, positivo e direto sobre a qualidade desse relacionamento, ao passo que a qualidade do ambiente físico não apresentou evidências de influência sobre esta dimensão.