Autor(es):
Carvalho, Débora Rocha ; Oliveira, Ana Rebeca Medeiros Nunes de ; Silva, Rafaelly Naira ; Joca, Terezinha Teixeira ; Munguba, Marilene Calderaro
Data: 2020
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Inclusion; Psychologist's training; University education.; Inclusión; Formación de psicólogos; Enseñanza superior.; Inclusão; Formação do psicólogo; Ensino superior.
Descrição
The present study aims to describe the activities carried out by three psychologists who developed the psychoeducational internship in the Progama de Apoio Psicopedagógico (PAP) of the Universidade de Fortaleza (UNIFOR) from the perspective of educational psychology, permeated by the proposal of accessibility and respect for differences in University education. This is a report of an internship experience in Educational Psychology and documentary research, referring to the internship advisor's records, reports, and transcripts of attendance in a field diary of the three interns of the Psychology course. The study site, known as PAP, is the sector responsible for promoting accessibility and inclusion of the university, in addition to being an internship field for Psychology students. The trainees in question carried out their activities in different periods (2015-2019), according to the date of admission to the university and the degree, each one, and the internship opportunity offered by the program. Thematic analysis was adopted, defining the thematic nuclei: agent of accessibility and inclusion; psychopedagogical support; psychological support; and facilitators of emotional skills workshops. It was understood that due to the plurality of activities carried out in the internship, there was the development of skills and abilities to deal with, welcome and believe in people with disabilities or specific educational needs. It is concluded that, for the three interns, this experience in the perspective of Educational Psychology offered by PAP, contributed significantly to the modification of looks, concepts, behaviors and new conceptual constructions about differences and respect for them in the context of University education.
El presente estudio tiene como objetivo describir las actividades realizadas por tres psicólogos que desarrollaron la pasantía psicoeducativa en el Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) de la Universidade de Fortaleza (UNIFOR) desde la perspectiva de la psicología educativa, permeada por la propuesta de accesibilidad y respeto a las diferencias en la Docencia. Mayor. Este es un informe de una experiencia de pasantía en Psicología Educativa e investigación documental, haciendo referencia a los registros, informes y transcripciones de asistencia del supervisor de la pasantía en un diario de campo de los tres pasantes del curso de Psicología. El centro de estudios, conocido como PAP, es el sector responsable de promover la accesibilidad e inclusión de la universidad, además de ser un campo de prácticas para estudiantes de Psicología. Los becarios en cuestión desarrollaron sus actividades en diferentes periodos (2015-2019), según la fecha de ingreso a la universidad y el título, cada uno, y la oportunidad de prácticas que ofrece el programa. Se adoptó el análisis temático, definiendo los núcleos temáticos: agente de accesibilidad e inclusión; apoyo psicopedagógico; apoyo psicológico; y facilitadores de talleres de habilidades emocionales. Se entendió debido a la pluralidad de actividades realizadas en la pasantía, se produjo el desarrollo de habilidades y habilidades para atender, acoger y creer en las personas con discapacidad o necesidades educativas específicas. Se concluye que, para los tres pasantes, esta experiencia en la perspectiva de la Psicología de la Educación que ofrece el PAP, contribuyó significativamente a la modificación de miradas, conceptos, comportamientos y nuevas construcciones conceptuales sobre las diferencias y el respeto a las mismas en el contexto de Enseñanza superior.
O presente estudo tem como objetivo descrever as atividades realizadas por três psicólogas que desenvolveram o estágio psicoeducativo no Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) na perspectiva da psicologia educacional, perpassada pela proposta de acessibilidade e respeito às diferenças no Ensino Superior. Trata-se de um relato de experiência de estágio em Psicologia Educacional e pesquisa documental, referente aos registros da orientadora de estágio, relatórios e transcrições de atendimento em diário de campo das três estagiárias do curso de Psicologia. O local do estudo, conhecido como PAP, é o setor responsável pela promoção da acessibilidade e da inclusão da universidade, além de se constituir campo de estágio para os estudantes de Psicologia. As estagiárias, em questão desenvolveram as suas atividades em períodos diferentes (2015-2019), de acordo com a data do ingresso na universidade e da colação de grau, de cada uma, e da oportunidade de estágio oferecida pelo programa. Adotou-se análise temática, definindo os núcleos temáticos: agente de acessibilidade e inclusão; apoio psicopedagógico; apoio psicológico; e facilitadoras de oficina de habilidades emocionais. Compreendeu-se que devido a pluralidade das atividades realizadas no estágio, ocorreu o desenvolvimento de competências e habilidades para lidar, acolher e acreditar nas pessoas com deficiência ou necessidades educacionais específicas. Conclui-se que, para as três estagiárias, essa vivência na perspectiva da Psicologia Educacional ofertada pelo PAP, contribuiu significativamente para a modificação de olhares, de conceitos, de comportamentos e de novas construções conceptivas acerca das diferenças e do respeito a elas no âmbito do Ensino Superior.