Detalhes do Documento

The socialization process of children in the latency period in a school in Maracanaú-Ceará

Autor(es): Pereira, Francisco Vladeilson Lima ; Costa, Rosane Muller ; Lourinho, Lidia Andrade

Data: 2020

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Socialização; Crianças; Latência; Escola.; Socialización; Niños; Latencia; Colegio.; Socialization; Children; Latency; School.


Descrição

The present work is the result of the observation of three children aged 8 years, in the school context in the municipality of Maracanaú- Ceará, carried out between September 30 and October 17, 2019. The children, at the time of observation, were inserted in a regular class of 3rd year of Elementary School in the morning shift where there were thirty students regularly enrolled. The study aims to describe the behavior observed in the field, establishing pertinent relationships between what the literature brings regarding the process of socialization of children in the latency period, also reflecting on the role of the school in this context. Therefore, the method used was qualitative research using non-participatory observation as a technique of social investigation. As a result, it was noticed that the vast majority of children in this class have problematic behaviors that reflect on their learning. This leads us to think about the use of art in the school context as a possible measure to be taken to minimize this problem in view of the important role that the school has in the socialization process.

El presente trabajo es el resultado de la observación de tres niños de 8 años, en el contexto escolar del municipio de Maracanaú, realizada entre el 30 de septiembre y el 17 de octubre de 2019. Los niños, al momento de la observación, fueron insertados en un Clase regular de 3º año de Primaria en el turno de mañana donde había treinta alumnos matriculados habitualmente. El estudio tiene como objetivo describir el comportamiento observado en campo, estableciendo relaciones pertinentes entre lo que aporta la literatura sobre el proceso de socialización de los niños en el período de latencia, reflexionando también sobre el papel de la escuela en este contexto. Por tanto, el método utilizado fue la investigación cualitativa utilizando la observación no participativa como técnica de investigación social. Como resultado, se notó que la gran mayoría de los niños de esta clase tienen comportamientos problemáticos que se reflejan en su aprendizaje. Esto nos lleva a pensar en el uso del arte en el contexto escolar como una posible medida a tomar para minimizar este problema en vista del importante papel que tiene la escuela en el proceso de socialización.

O presente trabalho é resultado da observação de três crianças com idades de 8 anos, no contexto escolar no município de Maracanaú-Ceará, realizada entre as datas 30 de setembro e 17 de outubro de 2019. As crianças, no momento da observação, estavam inseridas em uma turma regular de 3° ano do Ensino Fundamental no turno da manhã onde constavam trinta alunos regularmente matriculados. O estudo objetiva descrever o comportamento observado em campo, estabelecendo relações pertinentes entre o que a literatura traz referente ao processo de socialização de crianças no período de latência, refletindo ainda sobre o papel da escola neste contexto. Para tanto, o método utilizado foi a pesquisa qualitativa lançando mão da observação não participativa enquanto técnica de investigação social. Como resultado percebeu-se o fato de que a grande maioria das crianças desta turma apresenta comportamentos problemáticos que refletem em sua aprendizagem. Isto nos levando a pensar sobre a utilização da arte no contexto escolar como uma possível medida a tomar para minimizar esta problemática tendo em vista o importante papel que a escola tem no processo de socialização.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.