Author(s): Lima, Marcelo Oliveira
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): media effects; efeito de terceira pessoa; teoria da exemplificação
Author(s): Lima, Marcelo Oliveira
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): media effects; efeito de terceira pessoa; teoria da exemplificação
Tomando como base a pesquisa desenvolvida por Schmierbach et al (2012) nós replicamos, com adaptações, o experimento testado no referido trabalho, buscando identificar se estímulos baseados em notícias que narram casos exemplares moderam as percepções de terceira pessoa. O método proposto foi o de criação de quatro diferentes grupos de comparação que receberam diferentes estímulos focados em casos exemplares ou baseados em estatísticas, sendo que cada uma dessas condições foi dividida por valência positiva ou negativa. O experimento foi realizado em uma escola pública brasileira, com a participação de cem alunos, que responderam questionários sobre uso de smartphones em sala de aula. Encontramos evidências parciais que suportam a existência de Efeitos de Terceira pessoa moderados pela exemplificação.