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O ANÚNCIO DE OFERTAS SUBSEQUENTES DE AÇÕES E SEU EFEITO NO PREÇO DAS AÇÕES: UMA ABORDAGEM COM BASE NO TESTE DE PETTITT

Autor(es): Sena, Alnio Suamy de ; Azevedo Filho, Azamor Cirne de ; Lucena, Wenner Glaucio Lopes

Data: 2016

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Ofertas subsequentes de ações; Teste de Pettitt; Mercado acionário brasileiro.


Descrição

Este artigo investigou os efeitos nos preços das ações, de empresas brasileiras, em torno do anúncio de Ofertas Subsequentes de Ações (SEO). Inicialmente, verificou-se a existência de ruptura na série temporal nos preços das ações. Em seguida, verificou-se a possível data de ruptura na série, e, então, analisou-se o retorno acionário das empresas antes e após a data de ruptura da série temporal. Para verificar a existência de ruptura na série utilizou-se o teste de Pettitt. Os resultados mostraram que a maioria das datas de ruptura concentrou-se entre [‑12, +12] dias em torno da data zero, verificando-se um movimento atípico no preço da ação em torno da data do anúncio. Por fim, ao analisar o retorno acionário das empresas, observou-se indícios da presença de insiders, pois o retorno da carteira composta por empresas que tiveram a data de ruptura, antes da data zero, foi superior ao retorno da carteira composta por empresas que tiveram a data de ruptura após a data zero.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
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