Document details

A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005

Author(s): Moreira, Glauber Lima ; Pontes, Valdecy de Oliveira ; Pereira, Livya Lea de Oliveira

Date: 2019

Origin: Oasisbr

Subject(s): Motivação Profissional; Professores cearenses e piauienses; Língua Espanhola.


Description

A motivação de um(a) professor(a) como profissional na área de ensino de língua espanhola pode refletir nas suas ações, metodologias, estratégias de ensino e aprendizagem de seus alunos. Nesse contexto, considerando que a revogação da lei de obrigatoriedade da oferta de espanhol no Brasil, este artigo busca investigar as atuais motivações de professores de espanhol dos Estados do Ceará e do Piauí acerca dessa língua e das perspectivas para o seu ensino nos estados antes mencionado. Para tanto, baseia-se em estudos sobre motivação, situados na área de Linguística Aplicada. Além disso, para a obtenção dos dados, parte-se da observação direta extensiva, mediante a aplicação de questionário com professores de espanhol da rede pública estadual e/ou escolas de idiomas. Como resultado, averiguamos que a maioria dos professores investigados opta por valorizar o ensino e a oferta desta língua na rede estadual de ensino, portanto, não se mostram favoráveis à exclusão da disciplina de espanhol do currículo escolar por uma questão política e sem a devida discussão com os profissionais da área.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents